quarta-feira, 4 de julho de 2012

Milhões de pássaros morrem em sinalizadores de minas


Foto: Care2
Milhões de aves já morreram e outros milhões estão em perigo devido a um problema generalizado, encontrado em doze Estados da região oeste dos Estados Unidos: os tubos de plástico usados para sinalização de 3,4 milhões de áreas de mineração em terras públicas. As informações são da Care2.
As vítimas incluem aves migratórias ocidentais, pássaros azuis das montanhas, e até corujas e pica-paus, que têm confundindo as extremidades abertas dos tubos de PVC com cavidades naturais que procuram utilizar para se empoleirar, fazer ninho ou se aquecer.
As aves são condenadas quando, ao adentrar os tubos de PVC, que possuem em média 4 polegadas de diâmetro e ficam suspensas a cerca de 4 metros de altura, ficam presas pois não conseguem ganhar força para se mover sobre as superfícies interiores lisas e não podem estender as suas asas para voar para fora das cavidades estreitas. Após pouco tempo presas nos tubos, elas finalmente sucumbem à inanição ou desidratação.
A ONG The Audubon Society comenta:
“Esses tubos verticais com extremidades abertas representam um perigo enorme para as aves e outros animais selvagens. Eles são particularmente perigosos para as aves que neles entram em busca de lugar para ninho ou proteção. Uma vez lá dentro, os pássaros são incapazes de abrir suas asas para voar para fora, e as laterais lisas tornam impossível sair. Inevitavelmente, as aves sofrem uma morte miserável devido à fome e ao cansaço.
Tubos abertos matam pássaros indiscriminadamente. Foram encontradas aves de todos os tipos, incluindo espécies ameaçadas de extinção, entre as camadas de aves mortas em tubos abertos. E esse incidente pode ocorrer em tubos de uma a 10 polegadas de largura.
Os funcionários da unidade da Audubon Society da Califórnia recentemente derrubaram um tubo de ventilação de 20 metros de altura que estava em uma mina abandonada, e descobriram uma massa preta de 2 metros e meio de comprimento, composta inteiramente de carcaças em decomposição de centenas de pássaros e animais mortos, incluindo falcões, pássaros azuis, pica-paus e pequenos lagartos. A data gravada em concreto na base do tubo mostrou que ele estava no local há mais de 50 anos”.
As autoridades sabem da ameaça, estimada pela ONG American Bird Conservancy como responsável pela morte de pelo menos 1 milhão de aves por ano, embora os representantes da indústria de mineração afirmem que os defensores dos animais exageram o problema.
A tubulação de PVC é resistente, barata e facilmente visível, e tornou-se o material preferido para a sinalização de áreas de mineração no Ocidente ao longo dos últimas décadas.
Essas áreas têm proliferado sob uma lei secular que concede aos cidadãos o direito de extrair ouro, prata e outros minerais em propriedades federais.
Uma das medidas possíveis para eliminar o problema seria a de incentivar os garimpeiros a pleitearem, através de uma campanha de cartas, abaixo-assinado ou e-mails, para que o Governo substitua tubos de PVC por marcadores de outros materiais, tais como postes de madeira.
Com populações em declínio entre os cerca de dois terços de todas as espécies de aves dos Estados Unidos, o Governo Federal é obrigado pelo Tratado de Aves Migratórias a evitar as mortes acidentais de aves e até mesmo punir os responsáveis, disse Darin Schroeder, Vice-Presidente da American Bird Conservancy.
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão