terça-feira, 24 de julho de 2012

MP averigua morte de peixes no rio Corumbataí (SP)

Por Ednéia Silva

Rio Corumbataí estaria sendo contaminado pelo lançamento de resíduos da ETA 2, causando a mortandade de peixes (Foto: Reprodução)
O Ministério Público de Rio Claro (SP), por meio da Promotoria de Meio Ambiente, está investigando denúncia sobre a mortandade de peixes no Rio Corumbataí. A investigação está sendo feita em parceria com o Ministério Público Federal de Piracicaba.
De acordo com o promotor de Justiça, Gilberto Porto Camargo, a denúncia aponta que a morte dos peixes estaria sendo causada pelo lançamento de resíduos provenientes da ETA 2 (Estação de Tratamento de Água). O caso foi registrado em boletim de ocorrência na Polícia Ambiental em abril deste ano.
Segundo o BO, agentes da Polícia Ambiental fizeram patrulhamento pelo Rio Corumbataí após receberem denúncia sobre a mortandade de peixes. “Esta patrulha deslocou-se para o local retro citado, onde foi constatada a veracidade da solicitação recebida”, afirma o documento. Diante disso, a Polícia Ambiental solicitou a fiscalização da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) para analisar a existência de contaminação do rio.
O boletim de ocorrência foi encaminhado ao Ministério Público que está apurando o caso. O promotor Ivan Carneiro Castanheiro, do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) do Ministério Público de Piracicaba, orientou para que seja realizada oitiva com o denunciante, além de coleta de informações junto à Cetesb, Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) e Polícia Ambiental. Após isso, se necessário, o MP abrirá inquérito civil para investigar a denúncia.
O promotor Gilberto Porto Camargo pediu à Cetesb e Polícia Ambiental que façam a apuração dos fatos e informem o Ministério Público em dez dias sobre as “medidas adotadas em face da denúncia versando sobre os danos ambientais”.
Fonte: Jornal Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão