terça-feira, 3 de julho de 2012

Novela da Globo usa gato preto em brincadeira de mau gosto


Numa realidade em que se tenta, com dificuldades, extirpar da cultura brasileira o preconceito e a superstição contra os gatos pretos, a novela Avenida Brasil, da Rede Globo, atrapalha esses esforços. No capítulo da última quinta (29), uma cena envolvendo os personagens Leleco, Tessália e Darkson explorou um gato preto de modo que a imagem dos gatos pretos como personagens tenebrosos, assustadores e causadores de mau agouro acabou reforçada e o gato em si foi submetido a maltrato.
Inicialmente Leleco conta uma falsa história de mal assombro a Tessália, que fica com medo de que realmente fenômenos sobrenaturais envolvendo uma suposta mulher falecida, o gato dela e a porta da casa onde estão aconteçam e a ameacem. De noite, enquanto ela assiste a um filme de terror, Leleco põe uma caixa com um gato preto no canto da sala, ao lado da porta “mal assombrada”. Detalhe que a caixa está fechada e não tem nenhum orifício por onde entre ar para o animal respirar.
Em seguida, uma falta de luz é forjada, Leleco tira o gato da caixa e joga quase em cima dela. Detalhe que por pouco o gato não cai em cima do fogo da vela.
Cenas como essa, além de comprometerem a própria integridade dos animais explorados naqueles instantes, também reforçam a má imagem cultural que injusticavelmente os gatos pretos possuem.
Protestos devem ser enviados à Central de Atendimento ao Telespectador da Rede Globo (exige cadastro) e à fanpage da novela Avenida Brasil no Facebook. É possível também enviar reclamação de protesto para o telefone 40022884 (não precisa de DDD e tem o custo de ligação local).
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão