terça-feira, 17 de julho de 2012

O legado de Lennox

Por Gary L. Francione
Tradução: Bethânia Maggi Balielo (da Redação)

No dia 11 de julho de 2012, Lennox, alegadamente um pit bull, foi morto pela Prefeitura de Belfast, na Irlanda do Norte. Uma campanha internacional foi instaurada para salvar Lennox e sua morte acabou causando indignação internacional.
E não deveria ser diferente.
Não é nada mais do que ignorância considerar pit bulls como um tipo de cão feroz. Qualquer pessoa que conheça um pouco sobre pit bulls sabe que eles são gentis e amáveis cães cujo histórico papel tem sido o de cuidar de crianças. Alguns pit bulls são ferozes? Sim, aqueles que se tornam ferozes por causa dos humanos. E pelo que li, a alegação das autoridades de Belfast de que Lennox era feroz, ou de que era “necessário” em qualquer sentido matá-lo, não foi fundamentada com devida evidência.
Mas a história de Lennox tem um significado mais profundo. Houve uma sensação de indignação internacional sobre esta questão porque não havia justificativa para matar Lennox. A Prefeitura de Belfast agiu erradamente.
O que dizer dos aproximadamente 150 milhões de animais não-humanos – não contando peixes – que serão mortos hoje para nosso consumo?
Cada um destes animais é tão inocente e vulnerável como Lennox era. Não há justificativa para o sofrimento e morte que impomos. Nós matamos e comemos animais porque eles têm um gosto bom; nós agimos além do hábito a fim de satisfazer nossos prazeres do palato. Nada mais.
Muitos daqueles que protestaram contra a morte de Lennox e se opuseram às ações da Prefeitura de Belfast estão fazendo exatamente o que a prefeitura fez: estão decidindo quem vive e quem morre.
A indignação em todo o mundo sobre esta injustiça mostra que muitos de nós temos, sim, uma preocupação moral em relação a não-humanos.
Se pudéssemos acender a chama da moral e difundir esta preocupação moral de modo que todos aqueles que se indignaram com a morte de Lennox se sentissem igualmente indignados pela morte de bilhões de animais mortos anualmente para consumo humano, nós teríamos um movimento de direitos dos animais.
O patético movimento “carne feliz” “consumo compassionado“ que atualmente existe não tem nada a ver com direitos dos animais, tem a ver com o ato de fazer humanos se sentirem melhores ao consumirem não-humanos.
Lennox foi morto injustamente. Isso foi um erro. Aqueles que se opõem ao que aconteceu com Lennox deveriam reconhecer que continuar consumindo animais fará com que não sejamos diferentes das autoridades de Belfast.
Se você não é vegano, por favor, torne-se vegano. Eduque outros, de modo criativo e pacífico, sobre como o veganismo é a única resposta racional para o reconhecimento de que animais são moralmente importantes.
Se tiver a possibilidade de adotar um cão abandonado de qualquer raça, por favor, faça isso. Se você adotar, considere um pit bull ou um mestiço de pit bull. Eles são cães maravilhosos!
Deixemos nossas consciências elevadas sobre justiça, para todos os não-humanos, serem o legado de Lennox.
fonte:.anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão