segunda-feira, 9 de julho de 2012

Operação Pássaro Livre apreende 60 aves em Conceição da Feira (BA)


A Policia Militar de Conceição da Feira, distante 119 Km de Salvador, e a ambientalista Telma Lobão apreenderam na manhã de sábado (7) 60 pássaros silvestres da Fauna brasileira mantidos em cativeiro em fundo de quintais, entre eles canário da terra, cardeal, curió, pássaro preto, estevão, para capim e outros. Em poder de Antonia da Silva, 76 anos foram encontrados 18 pássaros silvestres cobertos com pano e escondidos. Ao saber da operação a idosa trancou-se dentro de casa com alguns dos pássaros e foi obrigada a entregar para não ser presa.
Todos os animais apresentavam estado de maus-tratos, muita sujeira na gaiola, falta de água e comida, animais trancados em ambientes escuros e cobertos por panos. Também foram apreendidas 8 arapucas utilizadas para capturar pássaros. A operação também apreendeu na feira livre local 30 badogues e borrachas para confecção de badogues, pois a Lei Federal 5.197 proibe a comercialização e a utilização.
Na sexta-feira (6) pela manhã em Cruz das Almas a Policia Militar local e a ambientalista Telma Lobão também apreenderam 23 pássaros silvestres, mantidos em cativeiro, azulão, cardeal, canário da terra e cardeal. Obedecendo a instrução Normativa do Ibama nº 179, cap II, art. 3º, todos os animais foram devolvidos a Natureza em área preservada do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão