sábado, 7 de julho de 2012

Participantes consideram que o evento foi um sucesso




O 1º Encontro Mon Petit, que foi realizado no dia 24 de junho, reuniu pessoas que são apaixonadas por cães e seus animais no Parque das Águas. A manhã ensolarada permitiu que todo o parque fosse explorado pelos animais em caminhadas, corridas e brincadeiras, além do espaço onde se concentrou a ação realizada pelo Jornal Cruzeiro do Sul. patrocinadores e apoiadores do encontro. A Agroverde, empresa que iniciou no mercado pet há 19 anos na cidade de São Roque e está em Sorocaba há três anos, participou distribuindo brindes, como escovas dentárias, comedouros e outros tipos de materiais promocionais. Segundo a veterinária Julliana Ferraz também foram aplicadas 300 doses de Fiprolex, que age contra pulgas (mínimo de 3 meses) e carrapatos (mínimo de 1 mês). Os animais recebiam a bandana do evento com um botton do Fiprolex e iam direto para a seção de estética montada no estande. Saíam de unhas cortadas, penteados, com enfeites e perfume. Os organizadores acreditam que na parte de estética muito mais que 300 animais tenham passado pelos cuidados.

No estande da Vetnil, os veterinários Francisco Gimenes e Fernanda de Ricio realizavam a avaliação do peso dos animais, o escore da condição corporal dos animais. Os donos dos que estavam acima do peso, o que é prejudicial ao animal de uma forma geral, não recebiam puxão de orelha, e sim, orientações sobre alimentação e exercícios com o cão. Outro ponto que atraiu grande número de pessoas para o estande foi acerca das informações sobre a saúde bucal dos pets. Além dos folhetos sobre como avaliar o peso do animal e a linha Emagripet, Fernanda explica que foram distribuídos centenas de manuais de higiene bucal e informações sobre uma linha de enxaguante bucal. A Vetnil também distribuiu mais de 500 amostras de Pet Active Palitos, que tem uma porção de benefícios, inclusive controlar o tártaro e o mau hálito dos pets.

O trabalho da Vetlab - Centro de Diagnóstico Veterinário foi motivo de curiosidade de diversas famílias que levaram suas dúvidas para os profissionais presentes. A veterinária Carla Oliveira de Camargo, proprietária da Vetlab, informa que além de um especialista em felinos, a equipe é formada por veterinários com especialidades em diversas áreas. O laboratório também executa exames de raios-x, ultrassonografia e laboratoriais, além de duas profissionais que atuam com florais, acupuntura e homeopatia. Outro ponto que chamou a atenção foi a esteira animal em exibição. Na verdade, a esteira utilizada pela fisioterapeuta Sônia Cerquino é aquática, diferente da exibida no evento e os exercícios são realizados no Spa Vet, conveniado da Vetlab. O laboratório distribuiu lembrancinhas e mil folders com informações.

Na visão do empresário Fábio Pazetti, da Arapet, distribuidora há 12 anos da ração Brazilian Pet Foods Nutriara para Sorocaba e região, o Encontro Mon Petit foi um sucesso. A equipe da Arapet era formada por veterinários e técnicos veterinários que estavam vestidos de chefs, garçons e garçonetes. Tudo isso porque a Arapet montou um "restaurante canino" no estande, onde em cada mesa, os cães podiam se deliciar com a linha completa de rações, desde filhotes até os de grande porte. Pazetti destaca que foram distribuídas 8 mil amostras de ração para gatos e cães. A equipe explicava para os participantes como escolher a ração de acordo com a raça, tamanho e outras características. Outro ponto destacado por Pazetti foi a distribuição da "Foto-Lembrança". "Distribuímos 400 fotos. O evento já tinha acabado e ainda estávamos tirando fotos para as pessoas levarem pra casa. Todos ficavam muito felizes em ter uma foto com o seu animal de estimação num momento tão gostoso", comemora o empresário.

Sete veterinários e uma bióloga do Hospital Saúde Animal estavam no evento e o estande foi muito procurado pela população para tirar dúvidas sobre cães e até mesmo sobre outros animais.

O veterinário Beto Comitre informou que as dúvidas eram as mais diversas desde o esquema de vacinação, castração e vermifugação até dúvidas bastante importantes como que tipo de cão cada pessoa deve levar para casa. "São dúvidas pertinentes, como por exemplo, "moro em apartamento, que tipo de cachorro posso ter"?", explica Comitre, que concorda que existem raças e tamanhos mais apropriados para todos os tipos de situação e deve-se levar em conta se existe quintal, crianças, idosos e muitas outras questões antes de se ter um animal.

Quem aproveitou o evento para adotar um animal também passou no estande do hospital para obter orientações de como tratar o filhotinho nos primeiros dias. Os veterinários do Hospital Saúde Animal colocaram 357 coleiras anti-pulgas Scalibor, da MDS Saúde Animal. A coleira também combate a Leishmaniose Canina, que podem ser colocadas em cães a partir dos 3 meses e protegem os animais por seis meses.

A Monções Turismo, que tem um projeto de responsabilidade social ligado aos animais há alguns anos, manteve no seu estande uma TV apresentando informações sobre leis e direitos animais, cuidados e outras informações sobre guarda responsável. De acordo com o gerente comercial Carlucho Bramante foram distribuídos entre 500 e 600 folders, com informações sobre a Caminhada Monções, que será no dia 12 de outubro, sobre guarda responsável e também sobre as viagens em geral comercializadas pela empresa. A Monções sorteou um kit-cão e um kit-gato, composto de cama, comedouro, brinquedos e acessórios e o kit Monções, com camiseta e squeezze).

Adoções e Vacinações

A equipe da Zoonoses presente no evento comemorou o fato de, durante a manhã, conseguir lares para 19 cães e 2 gatos, todos filhotes. Como a Zoonoses realizou sua feira mensal na sexta e sábado, o número de doações nos três dias totalizou 52 cães e 9 gatos. O número de vacinas aplicadas no encontro também superou a expectativa; foram vacinados 160 cães e 1 gato.

Entre as Organizações Não-Governamentais (ONGs) presentes, o Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem (Gamah) conseguiu lares para 6 filhotes e 1 adulto e a Associação Protetora dos Animais (ASPA-Sorocaba) informou que foram doados 18 cães, sendo 1 adulto e 17 filhotes, e 5 gatos.

A Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (AATAN) conseguiu na feirinha a adoção de 8 animais, 1 adulto e 7 filhotes, mas Dirma Leite, a presidente da AATAN, disse que algumas pessoas pediram um tempo para pensar e na mesma semana foram buscar no abrigo 4 animais, 2 adultos e 2 filhotes. Neste final de semana o abrigo será visitado por mais participantes do evento que desejaram conhecer o trabalho, adotar animais e contribuir com a ONG. Dirma, que tem mais de 300 animais aos seus cuidados, alguns sem possibilidade de adoção por doenças ou idade, confessa que material de limpeza, cobertores e outras coisas estão sempre em falta. "A gente vai seguindo, sempre tem uma alma caridosa e então a gente não desiste, mas sempre falta algo", completa. O Instituto Cahon aproveitou o evento para divulgar o trabalho realizado pela entidade em defesa dos animais.

Também apoiaram o evento a Polícia Militar, por meio dos soldados Alberto e Rogério e os cães Ônix e Stef, que foram atração do evento, assim como viaturas e integrantes do policiamento preventivo. A Prefeitura de Sorocaba foi apoiadora através do Setor de Controle de Zoonoses, Guarda Civil Municipal e a Urbes e o Saae também tiveram papel fundamental para o sucesso do evento.
fonte:cruzeirodosul 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão