sexta-feira, 13 de julho de 2012

PMA autua criador em R$ 2,5 mil por ter 5 aves em cativeiro


Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas (MS) foram acionados ontem pela Polícia Civil que estava em uma ocorrência no bairro Paranapungá, em que um homem criava aves silvestres. Os policiais militares ambientais foram ao local e verificaram que o criador tinha 05 aves sem autorização ambiental. Os pássaros foram apreendidos. O tutor das aves foi autuado administrativamente e recebeu multa administrativa de R$ 2.500,00, por manter animais silvestres em cativeiro sem autorização ambiental.
O autuado também foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e responderá por crime ambiental, podendo pegar pena de 6 meses a 1 ano de detenção. Os animais serão encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais silvestres – CRAS, na Capital.
Apesar de ter melhorado muito a sensibilidade da população com relação à criação de animais silvestres em cativeiro, várias pessoas ainda insistem em adquiri-los, o que alimenta o tráfico de animais silvestres, que é considerada a terceira atividade mais rentável do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas. Muitos, dizem que tem os animais há muito tempo, porém, antes na nova lei de crimes ambiental (9605/98) a manutenção de animais silvestres em cativeiro era crime inafiançável, desde 1967, com previsão dada pela lei federal 5197/67, com pena de 02 a 05 anos de reclusão. Ou seja, a punição era maior do que hoje.
Na verdade, a manutenção de animais em cativeiro, além do risco à fauna, coloca em risco a população humana, pois, 75% das doenças inseridas nas populações humanas são de origem zoonótica. Ou seja, advinda de animais.
Fonte: MS Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão