quinta-feira, 19 de julho de 2012

Polícia começa a ouvir depoimentos sobre morte de cães em Sorocaba (SP)


Animais estavam armazenados dentro de um freezer (Foto: Adriana Giliberti / Arquivo pessoal)
A Polícia Civil de Sorocaba (SP) começou a ouvir nesta quinta-feira (19) os representantes de ONGs de proteção aos animais sobre a denúncia do sacrifício de filhotes no Centro de Controle de Zoonosesda cidade.
Dois representantes foram ouvidos pela delegada Cássia Almagro Mezzono, titular na Delegacia de Proteção aos Animais. Os protetores alegam que os animais foram sacrificados mesmo estando saudáveis. “Vamos lutar para que seja feita justiça, isso não podia acontecer”, diz Nediza Fakhreddine, presidente da Acesa (Associação Cultural Educacional Social e Ambiental de Sorocaba).
O caso aconteceu nesta quarta-feira (18). Foram encontrados 26 corpos de filhotes de cachorro, quatro de cães adultos e dois de gatos armazenados em sacos dentro de um freezer.
Em entrevista ao TEM Notícias, desta quinta-feira, o Secretário de Saúde, Ademir Watanabe, disse que os filhotes foram avaliados por uma médica veterinária, que constatou que eles apresentavam “quadro clássico de cinomose, com indicação de eutanásia”, e por essa razão foram sacrificados com uma injeção letal. Na entrevista, o secretário disse também que os cerébros dos animais foram retirados para serem enviados a São Paulo, para serem analisados.
Para dar início à investigação, cinco animais foram recolhidos para necropsia, mas dois deles foram descartados. “Nós entregamos cinco cães para veterinários, mas dois deles já estavam em estado avançado de decomposição e, por isso, foram descartados. Estamos no aguardo do laudo da perícia para começar a ouvir os responsáveis pelas mortes dos animais”, diz a delegada.
Morsa
Foto mostra animais mortos ao lado de uma morsa (Foto: Honno Marques/ Arquivo Pessoal)
Após a denúncia, algumas fotos começaram a circular na internet com imagens de animais mortos ao lado de uma morsa.
As imagens também foram enviadas à redacão do G1 pelo Instituto Cahon, ONG Socioambiental e de Direito dos Animais. O representante da ONG Honno Marques afirma que a foto foi registrada dentro do canil municipal na manhã desta quarta-feira (18).
A investigadora Maria Cassia Virgili, que foi uma das primeiras a chegar ao local, confirma a existência da ferramenta e não descarta a hipótese de que o equipamento tenha sido usado para matar alguns filhotes. “Essa possibilidade será investigada, já que a injeção letal usada na eutanásia é muito cara”, afirma.
A informação não foi confirmada pelo chefe dos investigadores, Márcio da Rocha. “Quando eu cheguei lá, entrei em uma sala, onde havia dois frezeers. Dentro de cada um deles estavam os sacos plásticos com os cães mortos. Não vi morsa, se eu tivesse visto, teria apreendido o equipamento”, conta.
A titular da Delegacia de Proteção aos Animais, Cássia Mezzono, afirma que também não viu a ferramenta no local. “Eu não acredito que uma morsa possa ter sido usada para matar os animais, seria muita crueldade”, diz.
O laudo da perícia deve sair em 30 dias. O próximo passo da polícia é ouvir a veterinária responsável pelo local, mas a data para isso não foi confirmada. Se for comprovado que eles estavam saudáveis quando foram sacrificados, a médica pode ser responsabilizada por maus-tratos com agravante de morte.
A Prefeitura de Sorocaba agendou uma coletiva de imprensa para o fim da tarde desta quinta-feira para tratar do assunto.
Sobre a cinomose
A cinomose é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus e que afeta só os cães entre os animais domésticos. Ocorre mais em jovens, mas os animais idosos também podem se contaminar se não forem vacinados. Pode haver sintomas digestivos (diarréia e vômito), respiratórios (corrimento nasal e ocular) ou nervosos (tiques nervosos, convulsões, paralisias, etc) ou ainda uma associação deles.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão