sábado, 21 de julho de 2012

Recolhimento de animais de grande porte tem resultado positivo em BM Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,60015,Recolhimento-de-animais-de-grande--porte-tem-resultado-positivo-em-BM.html#ixzz21H9xkHDK



Barra Mansa

Em funcionamento desde setembro do ano passado, o trabalho de recolhimento de animais de grande porte realizado pela Prefeitura de Barra Mansa tem alcançado retorno positivo no município. Além de cumprir a legislação, o objetivo da ação é evitar a presença de animais - principalmente equinos e bovinos - soltos em vias públicas da área urbana da cidade, o que pode acarretar danos ao patrimônio, problemas de saúde pública, risco de acidentes e perturbação da população.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Marcos Rodrigues, a média de recolhimento, quando o trabalho foi lançado, era de 15 animais por mês. Já hoje, esse número não passa de 5.

- O trabalho de recolhimento está atingindo um resultado positivo e o número de apreensão de animais caiu muito. Isso se deve tanto a ação efetiva da equipe que os retira das ruas, quanto a conscientização dos proprietários desses animais que, agora, passaram a se adequar e a cercar melhor suas propriedades, evitando que eles saiam para a via pública - explicou Antônio Marcos.

De acordo com o coordenador, todo o trabalho de recolhimento é terceirizado e feito pela empresa Cirac (Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle Animal). A empresa é formada por profissionais qualificados e possui equipamentos adaptados para esse tipo de trabalho. "A Cirac possui ótimas instalações e oferece condições dignas para os animais que são apreendidos", ressalta o coordenador, ao explicar que todos os que forem recolhidos receberão um chip de identificação.

Para resgatar seu animal, o proprietário deve pagar uma multa que pode variar de 121 a 405 UFIRs, além de uma taxa obrigatória de R$ 70, mais R$ 30 para o exame que vai verificar se o animal possui Anemia Infectuosa Equina e a guia de transporte. "O prazo para o animal permanecer no centro é de sete dias e, vencendo esse período, ele poderá ser doado ou leiloado. Os proprietários estão conscientes de que se deixarem os animais soltos poderão ter prejuízos financeiros e estão optando pela prevenção", salientou o coordenador.

Ainda segundo Antônio Marcos, o responsável pelo animal recolhido é registrado na 90ª Delegacia Policial por perturbação à ordem pública e por abandonar animais em vias públicas. A população que quiser contribuir com o trabalho da Vigilância Ambiental, denunciando animais soltos em vias públicas, pode entrar em contato pelo telefone: 3322-6358.

fonte: diariodovale.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão