sábado, 21 de julho de 2012

RS: área de minizoo terá ‘academia’ para cães





Local que abrigava animais na Redenção ganhará pista com obstáculos e areia
Esporte como o agility será oferecido para os cachorros / Jaqueline Chemale / DivulgaçãoEsporte como o agility será oferecido para os cachorrosJaqueline Chemale / Divulgação
Presentes em 76% dos lares porto-alegrenses que têm animais de estimação, os cães ganharão um espaço especial na Redenção. A área que abrigava o minizoo até dezembro passado será adaptada para receber uma “academia” para cachorros. O projeto, idealizado pela Seda (Secretaria Especial dos Direitos Animais), prevê uma pista agility – espaço com areia e obstáculos para que o cão possa se exercitar –, além de bebedouros, lixeiras e bancos.

O projeto está na fase final e deve ser aprovado pelo secretário dos Direitos dos Animais, Urbano Schmitt. Na segunda-feira, a proposta será enviada à Smam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e à Epahc (Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural) para que seja avaliada, uma vez que o parque é tombado. O valor do investimento ainda é desconhecido, segundo a voluntária da Seda e primeira-dama da capital, Regina Becker. “Recebemos pedidos de quem tem e não tem cachorro para que fosse criado um local específico para os animais. A ação deve agradar a todos”, afirmou a primeira- dama, que disse não ser possível prever um prazo para a instalação.

A atividade esportiva que será oferecida no espaço deve ser positiva, segundo o adestrador Jone Cardoso. “O esporte não serve apenas para treinamento, mas também para lazer e para criar vínculo entre donos e animais”, explicou Cardoso. Conforme ele, um cachorro demora até dois meses para fazer o circuito de obstáculos e no mínimo um ano para conseguir competir em campeonato.

Espaço público

Para o adestrador Ivan Brizola, o esporte é um ótimo meio de evitar sedentarismo e estresse animal, mas deve ser feito com orientação. A academia de cães oferecida pela Seda será a primeira pública da capital e deve contar com um adestrador voluntário nos fins de semana. O órgão busca agora empresas ligadas ao meio ambiente parceiras para que possam dar suporte ao projeto.

A iniciativa deve ser bem-recebida. Em Porto Alegre há o maior número de residências com animais de estimação. Segundo pesquisa realizada em 2009, 56% das famílias têm pelo menos um animal em casa. Os cães estão em 76% dos lares que têm animais. 
fonte:.band.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão