quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tartaruga some em desabamento e moradora teme por outros animais


Casas à beira de obra que desabou tiveram que ser interditadas (Foto: Fabiano Correia/ G1)
Seis casas da Rua Paulo Ribeiro da Luz, na Zona Oeste de São Paulo, tiveram que ser interditadas na tarde desta quarta-feira (4) após o desabamento de uma obra em um terreno. O Corpo de Bombeiros não encontrou nenhum ferido nos escombros, mas, segundo uma moradora, uma tartaruga desapareceu depois do desmoronamento.
Um sobrado em obras desabou na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Butantã, na Zona Oeste da Capital, no início da tarde. Os bombeiros informavam que ninguém ficou ferido, pois os operários da obra estavam em horário de almoço no momento do acidente. As causas do desabamento ainda vão ser investigadas.
“Metade do meu quintal e o muro caíram e a minha tartaruga caiu junto”, contou a auxiliar administrativa Fabiana Stoianov, de 37 anos. “Eu havia saído para ir ao cartório, só estava meu filho de 16 anos em casa. Aí ele me ligou e disse que tinha caído tudo.”
Segundo Fabiana, a obra realizada no terreno que tem frente para a avenida, já havia causado rachaduras em sua casa. “Hoje de manhã mesmo chamei o proprietário da obra para dizer que meu muro estava cedendo”, disse ela. “Aí ele me disse que ia preencher com cimento, só que aconteceu isso.” Segundo moradores da rua, o encarregado pela construção não foi mais visto após o acidente.
Fabiana Stoianov preocupa-se com cachorros e gatos que ficaram em sua casa, que foi interditada pela Defesa Civil (Foto: Fabiano Correia/ G1)Fabiana Stoianov preocupa-se com cachorros e
gatos que ficaram em sua casa, que foi interditada
pela Defesa Civil (Foto: Fabiano Correia/ G1)
Por conta da interdição das casas, a Polícia Militar precisou retirar todos os moradores delas. A auxiliar administrativa foi autorizada a entrar em sua residência apenas por alguns minutos para retirar os documentos e principais pertences. De acordo com ela, no entanto, não houve muito tempo. “Só consegui pegar alguns documentos. Nem roupa eles me deixaram pegar.”
“Agora não sei o que a gente vai fazer, não tem nem para onde ir”, disse Fabiana. Um engenheiro da Prefeitura era aguardado para dar o parecer sobre quais residências poderiam ser liberadas. Até as 15h30, a Polícia Militar ainda não havia dado um prazo para isso.
Outros animais
Além dos objetos pessoais, Fabiana ainda se preocupava com o restante dos animais que estavam na casa. De acordo com ela, sete gatos e dois cachorros ficaram trancados na residência e não puderam ser resgatados.
O desmoronamento aconteceu no início desta tarde, pouco antes das 13h. Além do Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Polícia Militar e a Defesa Civil foram acionados para atender a ocorrência. Os bombeiros utilizaram cães farejadores para tentar encontrar vítimas, mas nenhum ferido foi encontrado.
Sete operários trabalhavam na obra. No momento do desabamento, eles estavam almoçando e, por isso, não foram atingidos. Cinco deles foram encaminhados para o 51º Distrito Policial para prestar depoimentos.
As causas do acidente vão ser investigadas, mas, segundo o capitão Walmir Magalhães de Sales, o sobrepeso da obra em um terreno de grande aclive pode ter sido um dos fatores que causaram o desabamento. “É difícil dizer nesse primeiro momento exatamente qual foi a causa, mas houve um problema na estrutura que pode ter sido originado por um sobrepeso e que causou o colapso”, disse.
Por volta das 16h, os bombeiros permaneciam no local para realizar as obras emergenciais de escoramento do terreno, pois ainda havia possibilidade de novos desabamentos. “Somente depois de nos certificarmos que o local está em segurança é que vamos liberar para a limpeza”, disse o capitão.
Seis casas com entrada pela Rua Paulo Ribeiro da Luz tiveram que ser interditadas (Foto: Fabiano Correia/ G1)Seis casas com entrada pela Rua Paulo Ribeiro da Luz foram interditadas (Foto: Fabiano Correia/ G1)fonte: g1.globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão