quarta-feira, 11 de julho de 2012

Urso obrigado a dançar para turistas na Euro 2012 é resgatado por ativistas

Ucrânia

Nastia foi libertada pelo Zoológico da Ucrânia e veterinários esperam que ela consiga se recuperar (Foto: Daily Mail)
Uma filhote fêmea de urso que foi torturada por guardas ucranianos para o entretenimento de turistas na Euro 2012 está em processo de recuperação depois de ser resgatada por uma instituição de proteção animal.
Nastia, uma adorável filhote de cinco meses de idade, havia sido vendida por comerciantes do Lutsk Zoo para traficantes de animais em Vinnytsia, na Ucrânia, e era obrigada a fazer performances.
Imagens comoventes mostraram a filhote sendo agarrada pelo pescoço e empurrada para dentro de uma caixa minúscula, com sua mãe assistindo a tudo e se agitando freneticamente de dentro de sua gaiola, incapaz de intervir.
Os funcionários da ONG Four Paws divulgaram o vídeo angustiante na esperança que o Zoológico permita reunir a mãe e a filhote.
Resgate: Dr Amil Khalil, da ONG de caridade animal Four Paws, carrega Nastia para fora do Zoológico após obter autorização das autoridades ucranianas para resgatá-la (Foto: Reprodução)
Enquanto a filhote grita, a mãe urso aparece correndo por dentro da jaula e se lançando contra a malha de metal em uma tentativa desesperada de ter a sua filha de volta.
A filhote é então empurrada para dentro de uma caixa de madeira ainda gritando, e a caixa é fechada com uma tampa de arame.
Mas desde a filmagem, a Four Paws já recorreu às autoridades ucranianas e conseguiu a libertação de Nastia.
Há preocupações quanto à possibilidade da mãe não reconhecer a filhote quando forem colocadas juntas novamente (Foto: Reprodução)
A esperança agora é de reunir a filhote com sua mãe – embora haja preocupações pois, após tanto tempo separadas, ela possa não ser capaz de reconhecer a sua cria.
Nastia também teve problemas de saúde após sofrer cruéis torturas nas mãos das pessoas que a obrigavam a realizar exibições, e os veterinários estão trabalhando pela sua recuperação.
O veterinário Amir Khalil, que examinou Nastia após o seu resgate, disse: “Ela está muito ansiosa, sub nutrida e sofre de diarréia. Fiquei horroziado ao ver o tratamento cruel dado a Nastia e estou aliviado que tenhamos conseguido resgatá-la. Mas ainda há muito a fazer. Um urso bebê na vida selvagem geralmente fica dois anos com a sua mãe. A separação precoce deixa o pequeno urso traumatizado. E para completar, ter sido usada como atração turística gerou traumas que representarão um tormento para sempre na vida da pobre filhote”.

Enquanto a filhote gritava, a mãe urso corre dentro da jaula e se joga contra a malha de metal em desespero para ter a sua filha de volta (Foto: Reprodução)
“A venda de filhotes de urso é ilegal na Ucrânia. Apesar disso, a venda do animal por um Zoo para um comprador particular, que é uma ação criminosa, é passível de uma multa de apenas 60 Euros. Nós apelamos para que o Governo altere as Leis e estabeleça punições mais severas no sentido de deter a ação cruel dos traficantes de animais”, acrescenta Khalil.
Leia mais sobre a exploração de ursos na Ucrânia, clicando aqui.
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão