sábado, 21 de julho de 2012

Veterinários assumem responsabilidade técnica pelo uso de animais em laboratórios de pesquisa Leia Mais: http://www.ultimoinstante.com.br/setores-da-economia/setor-saude-farmaceutico/76837-Veterinrios-assumem-responsabilidade-tcnica-pelo-uso-animais-laboratrios-pesquisa.html#ixzz21IwsUlIC


Os laboratórios de pesquisa que utilizam animais para experimentação científica e ensino, mais conhecidos como biotérios, deverão obrigatoriamente ter um profissional de Medicina Veterinária para acompanhar as atividades experimentais e responder tecnicamente pelos procedimentos. A medida foi determinada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão integrante do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio da Instrução Normativa n° 6, de 10 de julho de 2012. O Médico Veterinário é um profissional determinante, pois somente ele pode garantir e atestar a saúde, o bem estar e a segurança dos animais.
Para o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, a normativa atende a uma preocupação antiga do Conselho. “Essa determinação do Concea é um apoio ao Conselho no cumprimento das normas de criação e uso ético de animais nos biotérios”, analisa. “A medida cria, também, um espaço importante e necessário para a profissionalização dos Médicos Veterinários ao reconhecê-lo como um profissional indispensável para garantir a segurança e assistência aos animais nos cuidados veterinários”, afirma Arruda.
A instrução normativa prevê de forma obrigatória que os biotérios tenham em sua equipe, um Médico Veterinário como responsável técnico, sendo este devidamente registrado no Conselho Regional de sua unidade federativa. Ele responderá pela assistência técnica e sanitária dos animais usados para experimentos em laboratórios.
No entanto, Arruda alerta para a importância de investimentos na formação e capacitação de profissionais especializados para atuação nos biotérios. “Temos o objetivo de estabelecer uma parceria entre o CFMV e o Concea para tratar o tema. Sem dúvida, essa questão da profissionalização de Médicos Veterinários será trabalhada em conjunto”, finaliza.


fonte: .ultimoinstante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão