quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Baleia ameaçada de extinção possui 60 tipos de cantos diferentes


Um animal ameaçado de extinção, a baleia-da-groenlândia, emite mais de 60 tipos diferentes de cantos – sons únicos e complexos (veja amostra no vídeo). Os cantos foram registrados durante um ano por uma pesquisadora da Universidade de Washington, Kate Stafford.
Stafford e sua equipe usaram dois hidrofones (microfones à prova d’água) no Estreito de Fram, uma região oceânica gélida e inóspita entre a Groenlândia e as ilhas mais ao norte da Noruega, para captar os sons dos animais. Apenas 40 aparições deste tipo de baleia foram registradas desde os anos 1970, após estes cetáceos terem sido caçados até chegar quase a desaparecer.
Stafford esperava gravar só grunhidos e outros ruídos, mas captou “cinco meses de cantoria”, segundo afirmou em entrevista para o site da universidade.
A variedade foi tão surpreendente que os cientistas compararam os sons das baleias aos emitidos pelos pássaros. “O tamanho do repertório das baleias-da-groenlândia, [registrado] em 2008 e 2009, é memorável e está mais próximo de pássaros cantores do que de outras (…) baleias”, afirma o texto da pesquisa científica.
Os cientistas acreditam que os sons sejam emitidos por machos dos animais durante a época de acasalamento.
Se a hipótese for correta, cerca de 60 machos circularam pelo estreito no período, o que permite avaliar a população deste tipo de animal em no mínimo 100 indivíduos, número bem maior do que a expectativa anterior dos pesquisadores.
Ouça amostra aqui.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão