quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cadela resgatada de montanha é adotada após receber alta médica

Teixeira de Freitas/Ba
Cachorro chegou a 110 metros de altura, segundo os bombeiros. Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
A cadela que ficou cerca de 40 dias no topo de um paredão rochoso, na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, recebeu alta da clínica veterinária onde estava internada há 20 dias na terça-feira (21). Segundo a veterinária Simone Tomie Otaki, o animal mal conseguia se alimentar sozinho quando chegou ao local.
“Ela tinha que se recuperar principalmente em relação à desnutrição e desidratação. A princípio ela passou por fisioterapia, teve que tomar antibiótico porque teve diarreia. Depois era mais alimentação para ela recuperar peso. Agora ela já está fora de perigo e pode ir embora para casa”, conta a veterinária.
A cadela será adotada pelo operador de motosserra Elfrásio de Jesus, morador que resgatou o animal com a ajuda de um colega. Ele subiu a montanha a pé e usou uma corda como suporte. “Eu estou muito emocionado vendo ela desse jeito. Eu pensava que ela não ia escapar. Foi uma alegria salvá-la. Quando eu cheguei e ela me olhou, ela disse com os olhos: ‘me tire daqui. Tô muito emocionado em vê-la desse jeito, pensei que ela não ia escapar’”, declara.
Bombeiros tentaram resgatar animal
O animal foi retirado da montanha pelo morador no dia 30 de julho e levado no dia 1º ao veterinário. O Corpo de Bombeiros tentou resgatar a cadela três vezes, sendo que uma das operações durou mais de cinco horas, sem sucesso. A montanha tem cerca de 150 metros de altura e a cadela estava em área a cerca de 40 metros do topo.
No dia 19 de julho, os sete bombeiros que subiram a montanha na operação que durou mais de cinco horas foram surpreendidos porque a cachorra se afastou da equipe no momento em que um dos militares conseguiu descer de rapel até o ponto onde o animal estava. O local é de difícil acesso. A primeira tentativa ocorreu no dia 18, mas choveu e o resgate foi cancelado.
Na clínica, a veterinária avaliou a saúde da cadela, que está sendo hidratada com soro e ficou em observação até se restabelecer. “Pelo sofrimento daquela cachorrinha é o mesmo de nós estarmos sofrendo aqui também. A gente viu o sofrimento dela. Hoje nos sentimos muito alegres em ver já resgatada aquela cachorrinha”, conta o produtor rural Abel Alves, que participou da iniciativa.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão