sábado, 18 de agosto de 2012

Cães morrem sufocados durante transporte em trem

Por Patrícia Tai (da Redação)

caged_dogs (1)

Animais morreram devido a más condições de transporte, na Indonésia (Foto: Reprodução/Bikyamasr)

Cães morrem sufocados durante transporte em trem

Ativistas pelos direitos animais estão dando todo o suporte ao primeiro caso que está sendo tratado como abuso animal na Indonésia, e esperam que isso represente um avanço no tratamento aos casos de crueldade animal no país.

Jumana Yussif, uma ativista que trabalha para três organizações de proteção animal, disse ao jornal Bikyamasr.com que espera que a situação seja diferente agora, referindo-se à morte de três cães da raça São Bernardo em um trem.

“Eu esperava que o governo tivesse agido antes que acontecesse a tragédia”, ela acrescentou.

A mulher que trouxe o caso é Christina Sasmita, que teve três de seus quatro cães São Bernardo mortos por sufocamento em uma viagem de trem de 15 horas no ano passado.

Como resultado, ela começou uma batalha judicial com o proprietário do canil que ela havia contratado para transportar os cães.

O caso começou em fevereiro de 2011, quando Christina quis que seus cães, que viviam com ela em Jakarta, fossem viver em um clima menos quente.

Ela decidiu utilizar os serviços de Johannes Indrajaya, proprietário do Planet Petshop, para transportar os cães de trem para Klaten em Central Java, onde eles seriam recebidos por um amigo.

Para seu horror, três dos quatro cães foram encontrados mortos na chegada, após passarem 15 horas dentro de gaiolas apertadas, que mediam apenas 72 centímetros de altura por 66 de largura, e sem comida ou água. Os cães tinham em média 72 a 83 centímetros de altura.

Christina disse ter instruído Johannes a utilizar quatro grandes gaiolas, uma para cada um dos cães, de modo que eles pudessem se mover.

“Ao invés disso, ele colocou dois cães em uma gaiola pequena, onde eles mal podiam se mexer”, disse ela no sábado. “Ele também colou fitas adesivas nas gaiolas, dizendo que era para prevenir que os cães escapassem. Mas ele fechou todos os lados das gaiolas, não só a porta”.

Em espaços tão apertados, com falta de oxigênio, três cães morreram sufocados.O sobrevivente chegou em condições críticas e foi levado rapidamente a um veterinário local.

Após tentar resolver a situação sem os tribunais, Christina sentiu-se forçada a chamar o homem para julgamento por sua negligência e abuso. “Ele claramente não mostrou sinais de remorso pelas mortes trágicas dos cães. Sempre tentou culpar a outros, como a empresa que ele contratou para transportá-los ou mesmo minha governanta, a quem confiei que levasse os cães para ele”, disse Christina.

Então ela ajuizou uma ação contra ele no Tribunal Central de Jakarta em Outubro do ano passado, pedindo 10 mil dólares em compensações e 105 mil dólares (equivalente a 1 bilhão em Rp – Rupiah Indonesian, moeda local) por danos imateriais, o que ela pretende doar para organizações de direitos animais.

De acordo com o seu advogado, Todun Mulya Lubis, o veredicto do tribunal será uma decisão histórica, pois “esta é a primeira vez que um caso de abuso animal é levado a um tribunal no país”.

Christina tem sido vista como um exemplo de ativista de direitos animais pela comunidade da Indonésia e muitas pessoas estão esperando que ela ganhe a causa para “mandar uma mensagem de que esse tipo de coisa não será aceita no país”.

Fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão