sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Cães serão utilizados para caça de lobos

Por Patrícia Tai (da Redação)

Grupos de defensores dos animais entraram com uma ação contra o Departamento de Recursos Naturais (DNR) sobre uma nova disposição que permitirá que caçadores usem cães na próxima temporada de caça aos lobos que começa em 15 de outubro, em Wisconsin (EUA), conforme informou a Care2.
O processo, que foi apresentado ao Tribunal do Condado de Dane por oito organizações, está buscando uma liminar para impedir que o DNR emita licenças, alegando que a caça aos lobos utilizando cães irá resultar em um cenário terrível que vai desde crueldade animal para o que seria uma forma “legalizada” de rinha de cães, em violação à Lei estadual que combate a crueldade e as lutas entre animais.
“Uma ampla gama de cidadãos de Wisconsin se opõe às regras estabelecidas para esta temporada”, disse Jodi Habush Sinykin, um dos advogados que representam os ativistas. “De caçadores a fazendeiros, de ecologistas a voluntários, na comunidade em geral, existe um consenso forte de que as regras para a temporada de caça foram criadas sem as restrições necessárias para evitar as lutas mortais entre os animais”.
“O objetivo da ação é fazer com que o DNR atente para as restrições que precisam ser postas em prática”, disse Liz Pirner, coordenadora de recursos e eventos da Fox Valley Humane Association. “Lobos são animais predadores, e muito complexos. Isso precisa ser considerado, quando estamos falando em trazer um animal doméstico para a situação”.
Muitos especialistas estão dando suporte à questão, incluindo Patricia McConnell, doutora em treinamento e comportamento canino, e Adrian Treves, especialista em comportamento e habitat de lobos.
“Grupos de cães que serão usados para perseguir um lobo ou uma matilha serão tratados pelos lobos como uma ameaça”, testemunha Dick Thiel, um ex-gerente da DNR e que tem experiência com lobos. “Os ataques serão rápidos e furiosos. Cães serão seriamente machucados e morrerão, e os lobos idem, na medida em que passarão a brigar entre si na mesma medida”.
Bill Cosh, um porta-voz do DNR, disse que está decepcionado com o processo e irá analisar os documentos.
Uma audiência preliminar para o caso foi marcada para o dia 29 de agosto. Os autores incluem as Sociedades Humanitárias de Wisconsin, a Humane Society de Dane e de Wisconsin, a Fox Valley Humane Association, a Northwood Alliance, a Aliança Nacional Wolfwatcher, e os ativistas Jayne e Michael Belsky, e Donna Onstott.
Enquanto isso, parece que os caçadores estão ansiosos para o massacre. Mais de 8400 pessoas se inscreveram para as 2000 licenças que serão oferecidas para matar uma cota de 201 lobos.

Fonte: 
anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão