sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Carroceiro Vet Legal estará no Dique Estrada neste sábado


Animais eqüídeos irão receber atendimento veterinário gratuito

 


Neste sábado (1º) o Projeto Carroceiro Vet Legal estará atendendo os animais dos carroceiros no CAIC do Dique Estrada das 9h às 14h. A ação conta com o apoio do Curso de Medicina Veterinária da UFAL (GRUPEQUI-UFAL), Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Comissão de Bem-Estar Animal da OAB.
O projeto é voltado para o público que sobrevive do eqüídeo de carroça e tem o intuito de tratar dos animais, de forma a contribuir com a diminuição na disseminação de doenças infecciosas intra-específicas e zoonoses.
SAM_2238.JPG
Para Cristiane Leite, presidente do NEAFA, esta ação irá propiciar muitos benefícios aos animais. “Os equídeos terão atendimento veterinário especializado, com aplicação de vacinas e outros medicamentos, além de colocação de curativos. Além disso, os carroceiros irão receber orientação e esclarecimentos com relação ao manejo, bem-estar, alimentação e prevenção nos animais”.
“O eqüídeo é indispensável no desenvolvimento sócio-econômico do Estado de Alagoas, pois muitas vezes é a única fonte de renda do carroceiro. Esperamos contar, no evento de sábado com o apoio de comerciantes e voluntários durante as atividades”, disse o coordenador do projeto, o professor Pierre Escodro.
SAM_2249.JPG
Ele contou ainda que a ação também é realizada no interior do estado, mais especificamente em Santana do Ipanema. “Nosso objetivo é promover atividades educacionais e profissionalizantes para os carroceiros e seus familiares”, pontuou.
Social
Em algumas capitais, os carroceiros são vistos como entrave social e agressores do meio ambiente, principalmente devido aos maus-tratos aos cavalos, porém o Projeto Carroceiro Vet Legal do GRUPEQUI-UFAL, tem tentando mudar a dialógica desta discussão, visto que os maus-tratos, em sua maioria, não são resultado da maleficência, mas sim da falta de informação e educação aos carroceiros. Nesta perspectiva o Projeto atua, inclusive tendo o GRUPEQUI-UFAL, a linha de pesquisa Bem-Estar Animal e Sustentabilidade Social.
fonte: tribunahoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão