quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Centenas de animais morrem em incêndios no oeste americano

EUA


Bezerro morrendo, luta para levantar a cabeça enquanto a mãe faz vigília ao seu lado. Foto: AP Photos/Matthew Brown
Cecil e Delores Kolka pensaram que haviam escapado da pior parte do grande incêndio que foi chamado pela mídia de “Ash Creek Fire”, quando as chamas que devastaram 1000 km2 pouparam a sua casa, em Montana, nos EUA.
Mas quando a família foi arrebanhar o gado que criava, encontrou uma verdadeira carnificina – corpos carbonizados de cerca de 400 vacas e bezerros mortos devido ao fogo que atingiu áreas estreitas de mata densa, nas proximidades da Custer National Forest. As informações são do Huffington Post.
Alguns animais sobreviventes sofreram queimaduras tão graves que suas peles estavam se soltando. Os que estavam em pior situação foram “sacrificados à bala”. Outros estão feridos e com os cascos queimados, e restou menos da metade do rebanho.
Ao longo do oeste americano, incêndios florestais já causaram muitos estragos neste verão. Em áreas remotas como Powder River County, em Montana, os fazendeiros dizem que levarão anos para a recuperação dos danos.
A indústria agropecuária, que explora os animais para consumo humano, reclama de prejuízos. Cenas semelhantes estão acontecendo em Oregon, Novo México, Colorado, Wyoming e Idaho. Incluindo Montana, o valor de seis indústrias pecuaristas da região se aproxima de 9 bilhões de dólares. Nesse meio tempo, milhares de animais deslocados foram enviados para pastagens temporárias.
Centenas de milhares de quilômetros de pastagens já queimaram até agora – e ainda faltam alguns meses para o que costumam chamar de “estação anual de incêndios”.
O número de incêndios e área total queimada na região neste verão está dentro da média da última década. O que difere é o local atingido pelo fogo, que desta vez irrompeu em grandes pastagens e atingiu o gado, disse Jennifer Smith da National Interagency Fire.
Estima-se que 200 bovinos tenham morrido em Wyoming e cerca de 225 em Oregon, conforme relato de fazendeiros e autoridades. Os números estão crescendo conforme o gado sobrevivente morre de ferimentos, doenças e stress.
Foto: Billings Gazette
Na área remota do sudeste do Oregon, os fazendeiros Rich e Jeanette Yturriondobeitia perderam um terço de seu rebanho de 300 animais, incluindo vacas e bezerros. Rich conta que teve que atirar em seis vacas.
A maneira como o gado morreu durante os incêndios permanece incerta. Alguns cervos mortos e um coiote encontrados entre o gado queimado sugerem que o fogo simplesmente sobreveio com violência, arrebatando-os.
“Nós ainda estamos encontrando corpos pela fazenda, e não temos sido capazes de explicar a forma como tudo aconteceu”, disse Cecil Kolka.
Perto de um tanque de água onde os animais sobreviventes foram levados para se recuperar, os bezerros com cascos queimados mancavam dolorosamente no meio da lama. Numerosas vacas tiveram suas mamas queimadas. Uma vaca mãe estava em vigília ao lado de um bezerro morrendo que mal conseguia levantar a cabeça. Kolka disse que o animal provavelmente teria que ser sacrificado.
Se os Estados Unidos contam hoje com um número estimado de 30 milhões de bovinos criados e explorados para consumo humano, a região oeste é uma das mais expressivas na criação. Uma das cidades do estado do Oregon, chamada Harney County, por exemplo, tem 71 mil “cabeças de gado”, como o mercado convenciona chamar.
Os animais que sobreviverão à temporada anual de incêndios ainda enfrentarão outra dificuldade: a falta de comida.
Os ambientalistas defendem que a elevação das temperaturas que causa os incêndios é devida sobretudo às alterações climáticas . Eles também argumentam que nas pastagens costuma haver muitos tipos de plantas não-nativas que são rápidas para queimar em caso de incêndio.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão