quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Chimpanzé pede ajuda para se libertar de zoológico


Por Robson Fernando de Souza (da Redação)
Um chimpanzé prisioneiro do zoológico The Welsh Mountain, em Colwyn Bay, no País de Gales, está comovendo o mundo. Em vídeo gravado no local, ele tentava pedir, por linguagem de gestos, a um visitante do zoológico para que ele abrisse uma janela que o separava dos visitantes. Saindo pela janela, ele conseguiria se tornar um animal livre.
O chimpanzé une as mãos, no que parece ser uma indicação de que os dois lados da janela estão fechados, e aponta para o local que os junta. O visitante, porém, compreende mal o aviso e acaba sem abrir a janela. O primata então, frustrado, procura outra pessoa que possa entendê-lo e finalmente abrir a janela de sua prisão.
Os gestos do chimpanzé são uma cena nada rara de que muitos animais não humanos não só possuem interesses próprios, neles incluso o de serem livres, como sabem manifestá-los de maneira compreensível para os humanos. E são uma demonstração simbólica e bastante representativa de que os animais não querem viver presos em zoológicos, sendo tratados como objetos de exibição, sob o pretexto de uma distorcida “educação ambiental” que na verdade agride o meio ambiente.
Ao invés de pedir reformas e “melhores” acomodações nos zoológicos, o mais ético seria exigir o fim dos zoológicos e a implantação de santuários de vida selvagem para acolher os animais que não podem mais voltar para seus habitats naturais originais.
Com informações de ABola.pt 
anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão