segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Crimes contra a fauna caem 46% no primeiro semestre no DF, diz PM

No 1º semestre de 2011 foram 889 animais apreendidos; em 2012 foram 346.
Denúncias da população proporcionam maior número de resgates, diz PM.
Animais recolhidos por militares do Batalhão de Polícia Ambiental do DF (Fotos: Divulgação/Batalhão de Polícia Ambiental )
O comando do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal divulgou nesta sexta-feira (17) que o número de crimes ambientais contra a fauna no DF teve uma redução de 46% no primeiro semestre de 2012, em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o coronel Claudio Ribas de Sousa, em 2011 foram 70 crimes, contra 38 registrados este ano. Segundo a PM, em números absolutos foram apreendidos 889 animais em 2011 e 346 em 2012, uma redução de 61%.
“Eu atribuo essa redução à atuação intensa da Polícia Ambiental e ao entendimento da população sobre a questão ambiental. As pessoas começaram a fazer mais denúncias. Houve uma mudança de comportamento e, por isso, estamos agora com menor número de animais em cativeiro”, disse.
De acordo com o coronel Ribas, os principais casos de registros de animais estão relacionados à apreensão de pássaros. Em seguida, aparecem o resgate de gambás, a apreensão e o resgate de serpentes e o resgate de macacos e capivaras.
Ele disse que houve um aumento na quantidade de resgates de animais. “Nós temos feito muitos resgates de fauna fora do habitat. Hoje a população já não tenta bater ou matar o animal ou ela mesmo capturar. Agora ela mesmo chama o 190”, completou.
Área rural
A PM também divugou nesta sexta o balanço da Operação Ambiente Seguro contra crimes ambientais e de segurança pública, iniciada no dia 1º de agosto e que terminou nesta sexta. A operação foi realizada nas áreas rurais do DF, como Planaltina, Sobradinho, São Sebastião, Gama, Santa Maria, Brazlândia e Ceilândia.
De acordo com os policiais, 547 pessoas foram abordadas. No total, foram apreendidos 62 pássaros, entre eles papagaios, curiós e azulões, que possuem valor no mercado negro. A operação fez 25 ocorrências nas delegacias. Além das aves, os policiais apreenderam 15 toneladas de madeira, armas e drogas.
A partir da próxima segunda-feira, segundo o Batalhão Ambiental, a operação será voltada para os crimes registrados no meio urbano. “Cerca de 70% das ocorrências do Batalhão Ambiental da PM são registradas em ambiente urbano. Destas, a maioria é feita no Plano Piloto”, afirmou.
Para denunciar crimes ambientais, as pessoas podem ligar para (61) 3910-1965 ou 190.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão