quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Documentário sobre o bem-estar animal no Brasil é lançado na internet





O muito esperado documentário “A Questão Animal” sobre os vira-latas, a crueldade animal no Brasil e as soluções encontradas em Florianópolis – SC, foi lançado nesta quarta-feira, dia 8 de Agosto na internet com acesso livre. www.aquestaoanimal.com e Youtube.
O documentário foi produzido e dirigido pelo premiado cinematografista e diretor canadense Todd Southgate que mora no Brasil há 12 anos.
No documentário “A Questão Animal”, Todd apresenta o trabalho que vem realizando no último ano, uma documentação audiovisual da situação dos animais abandonados que vivem nas ruas das cidades brasileiras. Reuniu histórias, depoimentos, dados nacionais e mundiais que ressaltam a seriedade do assunto. Relata os latentes maus-tratos, a ameaça à saúde pública das doenças zoonóticas e principalmente discute a importância da conscientização de que os animais são antes de tudo seres vivos e fazem parte do meio ambiente.
Todd destacou a cidade de Florianópolis como um modelo de mudança na forma de encarar a questão animal e destaca o projeto Bem Estar Animal como um exemplo importante que está conseguindo mudar a situação dos animais abandonados da cidade. “Acredito não ser o suficiente fazer vídeos e documentários que só mostram os problemas e reclamações. No documentário a “A Questão Animal” quis apresentar além do problema, uma solução, ou parte da solução. Em Florianópolis conheci um projeto muito bacana e que juntamente com os esforços de ONGs, protetores, cidadãos e as políticas públicas, procuram lidar com essa questão de uma forma mais evoluída e achei que merecia um grande destaque” diz o diretor.
O trabalho que Todd realizou em Florianópolis é inédito, não só devido ao tema e a qualidade da produção, mas também porque o diretor fez todo o documentário voluntariamente além de bancar todo o projeto, dando um exemplo de cidadania. Ele não quer vender o vídeo, pelo contrário, quer disponibilizar a produção para quem tiver interesse no assunto, principalmente para que os realizadores de políticas públicas no Brasil entendam que o problema dos vira latas nas ruas tem soluções e que estas são benéficas a toda a população. “Sim, sou estrangeiro e faço muitos projetos internacionais, mas também sou um cidadão de Florianópolis onde moro há mais de 11 anos e quis fazer alguma coisa para a comunidade e para o Brasil. Este projeto chamado Bem Estar Animal, me entusiasmou muito e eu quis fazer algo para ajudar não só a ele , mas também outras regiões, com a intenção de que talvez este exemplo possa ser espalhado para outras cidades no Brasil ” Todd conclui.
Todd Southgate formou-se mestre em estudos ambientais na York University em Toronto, no Canadá, seu país de origem e realiza documentários sobre o meio ambiente. Todd colabora com várias ONGs tais como Greenpeace, Amazon Watch, International Rivers, Action Aid, Conservation International e também com James Cameron (diretor do Titanic), a familia Schurmann e mais recentemente é o diretor de fotografia de uma nova série do canal Discovery e do Animal Planet que documenta os maiores e mais perigosos animais na vida selvagem.
De : aquestaoanimal-odocumentario
http://www.aquestaoanimal.com/about_diretor.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão