quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Filhote de poodle morre com suspeita de intoxicação após banho em pet shop

Foto: Hamílton Pavam
Um cachorro da raça poodle morreu na madrugada de terça-feira, 28, em Rio Preto (SP), com suspeita de intoxicação devido à má utilização de um carrapaticida, durante um banho em um pet shop. A morte do animal, que tinha apenas sete meses de vida, intrigou as tutoras do cachorro.
Segundo Camila Pinto da Silva, de 28 anos, e Gislaine Cristina Rampin, de 32, após voltarem de viagem no último domingo, 26, elas decidiram levar Dior, junto com outros dois cães da raça shit-zu, para tomar banho em uma pet shop. “Deixamos os três às 15h e fomos buscá-los às 19h30, ainda no domingo. Até então, tudo normal. Só que quando chegamos em casa, o Dior, que sempre foi brincalhão, estava fraco e vomitando muito”, disseram.
As tutoras, então, voltaram a levar o poodle Dior ao pet shop, para a análise da veterinária que teria dado o banho nos cachorros. “A veterinária analisou e disse que deu um banho de carrapaticida nele por causa de pulgas. Em seguida, aplicou uma injeção com medicamentos para controlar a dor. Ela ainda me garantiu que iria ficar tudo bem com ele, só ia dar um pouco de sono”, afirmou.
O animal voltou para casa, mas os sintomas continuaram os mesmos: Dior, mesmo medicado, continuava fraco e vomitava muito. Mais uma vez, as mulheres levaram o cão até a veterinária, que forneceu outro medicamento, prometendo a melhora do animal. Entretanto, durante a madrugada de terça-feira, o poodle não resistiu e morreu. “Ele deu um latido muito forte, parecia um grito, vomitou sangue e morreu!”, afirmou Camila.
Desoladas e intrigadas com a morte de Dior, as tutoras decidiram registrar um boletim de ocorrência contra o pet shop. “Ele estava com um cheiro muito forte de inseticida. Eu sei que o carrapaticida tem um cheiro de inseticida, mas estava muito forte! Se for comprovado erro da veterinária, vamos levar o caso para a justiça! Apesar de ser filhote, éramos muito apegadas a ele. Era como se fosse parte da família”, disseram.
Elas levaram o corpo do animal para a perícia e, ainda hoje, o poodle vai realizar exames de necrópsia. De acordo com a advogada do pet shop, como não existe um laudo, o proprietário preferiu não se manifestar sobre o assunto. Apenas ressaltou que nunca teve um problema como esse e que está dando todo o respaldo para a família do animal.
O portal Diarioweb conversou com uma veterinária sobre o assunto e segundo Paula Ferrari Cezarino, existem certos produtos que têm seu uso contraindicados em filhotes. “Não sei qual o produto que a outra veterinária utilizou, mas quando se trata de um filhote, todo cuidado é pouco. A diluição do produto tem de ser menor. Dependendo da quantidade utilizada, pode levar à óbito, sim, afinal, (o carrapaticida) é um veneno!”, afirmou Cezarino.
A veterinária disse ainda que “como ele vomitou sangue, provavelmente, ele tenha ingerido o produto. Filhotes são enérgicos e vivem lambendo as coisas. Por isso, eu digo: quando se trata de filhotes, todo cuidado é pouco!”. Segundo ela, nesses casos, o laudo fica pronto em, no máximo, dez dias.
Fonte: Região Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão