sábado, 4 de agosto de 2012

Gorilas são localizados em área dominada por rebeldes

Guerra no Congo

Costa prateada achado essa semana (Foto: ONG GorillaCd)
A busca pelos gorilas do Parque Nacional de Virunga, iniciada na terça-feira, localizou quatro das sete famílias acostumadas ao convívio humano. Encontraram o gorila Humba, o Rugendo e as famílias Munyaga e Kabirizi – porém essa última apenas em parte. A primeira impressão é de que estão todos saudáveis.
Gorila achado essa semana (Foto: ONG GorillaCd)
Mais de dois meses de violentos combates entre rebeldes e forças armadas congolesas ao redor so setor dos gorilas impediu os guardas florestais (Hugos) de monitorar essa espécie criticamente ameaçada de extinção no mais antigo parque nacional da África, causando preocupação com sua saúde e segurança. Oito equipes espalhadas pelas florestas saíram em busca de sinais dos gorilas a partir da base em Bukima. Alguns dos gorilas não são vistos há mais de três meses. “Foi realmente incrível ver os gorilas novamente após tanto tempo de luta. Vários deles estenderam a mão para nos tocar e cheirar. Eles deixaram de nos ver por um tempo muito longo e então pareciam curiosos”, disse Mburanumwe Inocêncio, chefe do Setor dos Gorilas.
                                                 Hugos localizaram gorilas (Foto: ONG GorillaCd)
As equipes continuarão em busca das famílias de gorilas restantes para identificar individualmente cada membro e avaliar a sua saúde já que eles são bastante vulneráveis às doenças humanas. A invasão de muitos soldados em seu habitat pode causar severas consequências. Os Hugos também removerão todas as armadilhas e protegerão os gorilas de caçadores furtivos. Ou seja, uma árdua luta pela frente além da que já assola o país. E a única ajuda que podemos dar é compartilhando as notícias para chamar a atenção para o sofrimento que assola o país ou contribuindo financeiramente para a ONG Gorilla CD que é quem mantém os guardas florestais. O procedimento para ajuda por meio de cartão de crédito estão no site www.gorillacd.org
Foto: ONG GorillaCd
De 
De: anda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão