sábado, 25 de agosto de 2012

Material escolar ensina às crianças respeito e empatia pelos animais

Por Bethânia Maggi Balielo (da Redação – Suécia)
Foto: Reprodução/REDE
Um material básico para o desenvolvimento da empatia em crianças vem sendo há tempos solicitado na Suécia. A organização animal Djurskyddet está lançando o Mini-REDE, constituído de 10 exercícios básicos para crianças praticarem a capacidade de empatia, tanto para com animais quanto para com humanos. Neste contexto, a organização também lançou um novo site onde os exercícios podem ser baixados gratuitamente.
REDE significa Respeito, Empatia, Animais (Djur em sueco) e Ética e tem sido até agora disponível para crianças em nível primário. Um estudo na Universidade Mälardalen mostrou que tais exercícios têm causado significativo desenvolvimento da empatia nas crianças. A demanda para escolas de nível primário tem sido muito grande e um material para crianças mais jovens, em nível pré-escolar, também foi elaborado.
- O modo como tratamos os animais já é definido desde quando somos crianças. Por isso é tão importante começar cedo, já no jardim de infância! Há evidências científicas que mostram que existe uma conexão entre a forma como tratamos os animais e como tratamos as pessoas. Violência contra animais muitas vezes desenvolvem o senso de violência contra humanos. Trabalhar com respeito, empatia, animais e ética paras crianças deveria ser prioridade de interesse público, diz a secretária geral da Djurskyddet Åsa Norderstedt.
O material Mini-REDE é financiado pelo Allmänna Arvsfonden (Fundo de Herança do Estado Sueco) e a curiosidade de professores de educação infantil em todo o país pelo material é grande.
- Estamos surpresos com tamanho interesse pelo material. Inúmeras manifestações de interesse chegaram muito antes de o material ter sido lançado, o que comprova que se este tipo de material é realmente necessário. Estamos muito satisfeitos em poder oferecê-lo gratuitamente, diz a gerente de projetos Sarah Lund.
Em conjunto com o lançamento do Mini-REDE o site foi revisado. O novo site contém, além do Mini-REDE para download e exercícios Mini-REDE online, uma “sala do conhecimento” para aqueles que estão interessados em ler material sobre o desenvolvimento de empatia, efeitos da relação entre animais e humanos, motivação, trabalho e outras áreas afins. Para todas as crianças encontra-se disponível agora o REDE Club, que foi lançado no início deste ano, também no site. Lá, crianças entre um e doze anos de idade podem participar com trabalhos artísticos e sugestões de bem estar animal, além de enviar desenhos e fotos de animais.
Fonte: REDE – Djurskyddet Sveriges värdegrundsmaterial

fonte: anda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão