quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mensagens contra touradas lotam e-mails da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em Portugal

Solidariedade internacional
                              Antiga arena de touradas de Viana do Castelo. Foto: Reprodução

A Câmara de Viana do Castelo, em Portugal, vem recebendo, desde segunda-feira, mais de 500 mensagens de apoio, de vários países, à oposição que vem empreendendo à realização de uma corrida de touros na cidade.
Segundo a agência Lusa, estas mensagens estão vindo sobretudo por e-mails e, além de Portugal, são provenientes também da Espanha – inclusive da região da Catalunha -, México, Argentina, Costa Rica, Peru, Colômbia e Brasil.
A Lusa sublinhou mensagens de apoio recebidas do Movimento Internacional Anti-touradas e da direção da Fundação Franz Weber, alemã e uma das mais ativas na defesa dos direitos dos animais.
Em causa está a realização, neste domingo, de uma corrida de touros em Viana do Castelo, município que em 2009 adquiriu a Praça de Touros da cidade e que aprovou, no Executivo, uma declaração assumindo-se como “antitouradas” e em defesa dos direitos dos animais.
A organização “Prótoiros”, federação que reúne as várias associações do setor de touradas em Portugal, anunciou pretender “acabar com o regime de censura cultural” que diz existir no concelho (município português) há mais de três anos.
Entretanto, a Câmara deduziu esta semana oposição à decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB), que autorizou a instalação da arena, alegando violação do Plano Diretor Municipal (PDM) se isso se concretizar.
O presidente da Câmara, José Maria Costa, afirma estar “seguro que não haverá tourada” em Viana do Castelo, apesar da suspensão do indeferimento da Câmara à instalação da arena, pelo TAFB, depois de uma providência cautelar interposta pela “Prótoiro”.
Segundo a oposição deduzida pelo município com regime de urgência, a instalação do recinto no local previsto, uma zona de emparcelamento agrícola junto à costa, configura um “desrespeito pelo ambiente e pelo ordenamento do território” e por isso o pedido foi indeferido em 2 de Agosto.
Os terrenos em causa, na freguesia de Areosa, cidade de Viana do Castelo, estão classificados como Reserva Agrícola Nacional (RAN) e Reserva Ecológica Nacional (REN) e como tal não podem receber qualquer instalação do género, à luz do PDM, aprovado em 2008.
Segundo a direção da “Prótoiro”, a decisão do tribunal, de permitir a instalação da arena – o evento em si já está licenciado pela Inspeção-geral das Atividades Culturais e Sociedade Portuguesa de Autores -, foi tomada “já com conhecimento” dos motivos invocados pelo município para o indeferimento.
Além das questões legais, José Maria Costa mantém a declaração, aprovada em Fevereiro de 2009, apenas com os votos favoráveis do Partido Socialista, assumindo a cidade “antitouradas”.
“São manobras de diversão. Infelizmente ainda não perceberam que não bem-vindos a Viana do Castelo”, atirou ainda o parlamentar.
Fonte: Público.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão