segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Motorista é demitido por maus-tratos a cão


Marcela Barbosa e o cachorro Francisco, que resgatou e adotou (Foto: Alessandro Rosman/AAN)
O atropelamento de um cão no Jardim Santa Rosa, para a surpresa da professora da rede municipal de ensino Marcela Rodrigues Barbosa, que socorreu o animal ferido e denunciou o descaso do motorista pelo 156, acabou na demissão do funcionário pela empresa Itajaí. Segundo a professora, que após assistir à cena entrou em estado de choque e precisou ser sedada em um posto de saúde local, o motorista tirou o animal debaixo do ônibus aos pontapés e o chutou até a calçada, por onde Marcela passava a caminho da Escola Municipal Dr. Edson Luiz Chaves, seu local de trabalho. “Alguns homens de uma oficina gritaram e xingaram o motorista, que simplesmente entrou no ônibus e foi embora”, disse.
A resposta do 156 sobre a denúncia feita no dia 5 de julho demorou 22 dias, e chegou no dia 27, bem na data do aniversário da professora. Atendendo à solicitação, a chefe do Departamento de Operações de Terminais e Estação de Transferência, Paula Cezar Marin, informa que a empresa Itajaí tomou ciência do fato e, em virtude de outros fatos ocorridos com o mesmo condutor, a decisão foi a dispensa. O nome do motorista não foi revelado.
O atropelamento aconteceu enquanto o condutor deixava o ponto de ônibus na Rua Ademar Manrini, no Santa Rosa, o que para ela indica que o homem teria visto o cachorro. No dia do atropelamento, o cão, batizado por Marcela de Francisco, passou por uma cirurgia e teve a perna dianteira amputada. Dois dias após a cirurgia, o local da amputação inflamou e Francisco foi novamente hospitalizado. Desta vez foram dez dias de internação em uma clínica veterinária de Barão Geraldo, cujos donos, sensibilizados com o drama do animal, reduziram parte das despesas. A recuperação do animal foi surpreendente. Assim que teve alta, Francisco foi morar na casa da professora, onde vivem também duas cadelinhas — Princesa e Paçoca — e uma gatinha chamada Preta. A professora tentou descobrir o paradeiro dos possíveis donos pelo Santa Rosa, mas ninguém apareceu.
De acordo com Flávio Lamas, presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, a legislação não impõe nenhuma punição para motoristas que atropelam animais, o que para ele deveria ser modificado. Atualmente, 17 mil cães vivem nas ruas da cidade.
Fonte: RAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão