sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mulher que tinha 48 cães em casa é notificada


Local com 48 cachorros (foto: Divulgação)
Uma moradora do bairro Cidade Jardim que acumulava 48 cães em casa foi notificada pela Prefeitura de São José dos Pinhais, em nova ação conjunta entre as secretarias municipais para orientar e se for o caso notificar pessoas que recolhem grande número de animais dentro de casa.
Na ação, as secretarias do Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social e Segurança vão aos locais indicados e verificam a situação e a segurança dos animais, e também conversam com a pessoa responsável.
A moradora da casa da Cidade Jardim, de 70 anos, havia sido orientada por duas protetoras de animais que procuraram a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “A fiscalização verifica a quantidade de animais, se estão doentes e a situação da pessoa que recolheu”, explica a veterinária de zoonoses Ana Paula Jacon Zainedir. Ela conta que os animais confinados acabam sofrendo por causa do pequeno espaço, mesmo sem a intenção da pessoa que recolheu. Alguns ficam no banheiro, sala e lavanderia, sem acesso à luz do dia. “Normalmente são pessoas sozinhas, sem família, que estão carentes e acabam substituindo os cães no lugar de família” relata Ana Paula.
Nesta ação não foi encontrado nenhum animal doente, mas havia muito problema de higiene segundo a veterinária Ana Paula. As protetoras e as secretarias encontram dificuldades de encontrar uma solução, pois a responsável teme por perder os animais, muitos deles são ariscos ou velhos, o que dificulta para a adoção.
A veterinária Dariane Catapan, da Secretaria do Meio Ambiente, explica que todos os machos da casa são castrados, o que evita a reprodução. Além disso, os cães recebem vacinas, antipulgas, vermífugos e o apoio das protetoras de animais que se comprometeram a ajudar a encaminhar os bichos para a adoção.
A moradora aceitou levar dois cachorros por semana para a castração e o pós-operatório será feito na casa das protetoras. “O processo de castração desses animais será aos poucos, ao longo de seis meses, até que na casa esteja a quantidade permitida de 10 animais” exemplifica Dariane, lembrando que as pessoas que denunciam o acúmulo de cães muitas vezes são as mesmas que abandonam na porta da casa da senhora, que acaba recolhendo os bichos.
 fonte:bemparana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão