Técnicos do Ibama devolveram pinguins ao mar | Foto: Sérgio Quissak
Para a bióloga e secretária de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Adriana Saad, há uma baixa probabilidade de os pinguins conseguirem chegar ao seu local de origem. Mas a expectativa é que os animais sejam levados por correntes em direção ao sul, que são frequentes a partir de setembro.
Esses pinguins vinham sendo tratados há 45 dias pelo Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), localizado na Praia das Caravelas, onde chegaram semimortos trazidos por moradores ou pessoas ligadas à Secretaria de Meio Ambiente e Pesca do município.
 
Em sua maioria jovens, os pinguins começaram a aparecer em Búzios mortos ou doentes desde o final de junho deste ano. Ao chegarem ao instituto, segundo o técnico Daniel Lopes, quase todos sofriam de hipotermia, sendo necessário banhá-los com água quente, e depois aquecê-los com ajuda de um secador de cabelos, para só 24 horas depois passar a alimentá-los. No momento, ainda existem oito pinguins sendo tratados no local, nas mesmas condições dos outros.
A Operação Pinguim foi resultado de uma ação conjunta entre o Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA) e a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca da cidade.
fonte: odia.ig