sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Prefeitura começa a levar gatos do Campo de Santana (RJ) para gatil


A Secretaria Especial de Defesa dos Animais (Sepda) começou nesta quinta-feira a retirada dos gatos do Campo de Santana. Equipes da secretaria, com ajuda de voluntários, conseguiram levar, em gaiolas, 40 animais para o Gatil São Francisco de Assis. A intenção era retirar 60 gatos, mas muitos acabaram se escondendo. Segundo os protetores, a transferência dos gatos será feita por colônias.
Inaugurado em 26 de junho sob muitas críticas, o Gatil São Francisco de Assis foi instalado pela prefeitura ao custo de R$ 400 mil no Parque Noronha Santos, na Avenida Presidente Vargas, no Centro. O espaço tem capacidade para 300 animais. A inauguração aconteceu ainda sem gatos. A transferência estava prevista para começar no dia 2 de julho, mas teve de ser adiada para que fossem feitas modificações solicitadas por organizações protetoras dos animais.
Protetores reclamam da localização da gatil, que foi construído perto do Sambódromo e próximo de uma via movimentada. O aposentado Isnard Camacho, de 74 anos, que há três anos cuida dos gatos do Campo de Santana diariamente, teme que os bichos tentem fugir e sejam atropelados.
- Eles já estavam acostumados com este local, o ideal era que eles continuassem aqui. Muitos vão tentar fugir para voltar e podem ser atropelados – diz.
Na ocasião da inauguração, a presidente da Associação Nacional de Implementação dos Direitos dos Animais, Andrea Lambert, também disse que o gatil não estava bem localizado:
- O local é totalmente inadequado, numa via muito movimentada, barulhenta. Eles precisam colocar segurança ali, alguém que evite que invadam o parque e façam maldade com os gatos. Além disso, durante o carnaval, há queima de fogos no Sambódromo. Será um estresse muito grande para eles.
O subsecretário da Secretaria Especial de Defesa dos Animais, Leonardo Fischer, chegou a rebater as críticas, na época. Ele garantiu que o gatil está em um espaço adequado. Segundo ele, o parque fica recuado e o barulho não será prejudicial aos bichos. No entanto, o órgão ainda não foi encontrado pelo Globo para informar os detalhes da transferência iniciada nesta quinta-feira.
O gatil tem um centro de esterilização gratuita do Programa Bicho Rio, um ambulatório para atendimento dos animais abrigados, um posto permanente de adoção de felinos, 20 abrigos para os gatos e um depósito para guardar ração.
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão