sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Secretaria Especial dos Direitos Animais realiza ação em canil em Porto Alegre (RS)


Desde agosto do ano passado, a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) vem desenvolvendo uma série de ações, em parceria com outras secretarias e órgãos do poder público municipal, com o objetivo de diminuir a população e o sofrimento de animais. Um canil no bairro Restinga abriga atualmente mais de 120 animais. Muitos já foram retirados do local, tratados e colocados para adoção, porém o proprietário continua abrigando cães e gatos que são abandonados e outros recolhidos das ruas.
Na última quarta-feira, 1º, os veterinários da Seda levaram 113 cães à Área de Medicina Veterinária, onde passam por cuidados médicos e atendimentos diversos. Um dos objetivos desse deslocamento dos animais busca a intervenção do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para fazer a remoção de entulho no local. Nesta quinta-feira, 2, foram retiradas quatro caçambas de lixo de um terreno de 75 metros. Na sexta-feira, 3, o DMLU retorna para concluir a limpeza e reorganizar o espaço.
A equipe da secretaria convenceu o proprietário a remover 15 gatos que ele mantêm em sistema de confinamento em um ambiente de 20 metros quadrados. A ideia é que, depois de clinicados na Área de Medicina Veterinária, fiquem sob os cuidados de uma protetora da Zona Sul da Capital até serem doados. A coordenadora da Área de Medicina Veterinária, Márcia Gemerasca, destaca que alguns cães passam por tratamento e muitos filhotes, recolhidos na semana passada, apresentam sintomas de cinomose, doença causada por um vírus que pode ser encontrado no fluxo ocular e nasal, e estão na área de isolamento na Seda.
A veterinária Adriana Lopes, que acompanhou a remoção dos cães, lamentou as condições do canil: “Alguns têm doenças de pele, patologias oculares e otites parasitárias. Agora nosso objetivo é convencer o proprietário para que ele não recolha animais abandonados, pois o risco de morte está dentro do próprio ambiente, devido às condições insalubres do local”.
Fonte: Sua Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão