terça-feira, 21 de agosto de 2012

Steve King se complica ao tentar justificar postura a favor das rinhas de animais

 

 Congressista irritou ativistas pelos direitos animais (Foto: Reprodução/Examiner)

Congressista irritou ativistas pelos direitos animais (Foto: Reprodução/Examiner)
O congressista do estado de Iowa, nos EUA, Steve King, que está sob a mira dos ativistas animais por causa de seus recentes comentários a favor das rinhas, e está tentando se defender, ao dizer que suas palavras foram “tiradas de contexto.”
Steve fez os comentários durante uma conferência via telefone em junho passado, em resposta a um eleitor que perguntou do porquê o congressista não ter votado contra a medida legislativa que tenta tornar crime federal permitir um menor assistir a rinhas de animais. Em sua declaração, Steve comparou assistir rinhas de animais com esportes como o boxe, e disse:
“Quando a legislação que passou a lei do departamento de agricultura diz que é crime federal assistir animais em rinhas ou influenciar alguém a assistir rinhas, mas não é crime federal influenciar alguém a assistir pessoas lutando, há algo de errado com as prioridades das pessoas que pensam assim.”
Após receber reclamações de vários grupos de direitos animais e centenas de comentários negativos na sua página no Facebook, Steve tentou explicar seus comentários em um vídeo de 10 de agosto, dizendo que sua posição era “moral”, e tentou fazer uma correlação bizarra entre estupro e aborto forçado de garotas menores de idade, e a legislação que luta contra rinha.
A Sociedade Humana dos Estados Unidos (HSUS) rejeitou a explicação.
“Rinhas de cachorros e galos são bárbaras e desumanas, e são o último tipo de atividade que uma criança deveria presenciar”, disse Wayne Pacelle, presidente da HSUS. “Rinhas são sempre ligadas à tráfico de drogas, apostas ilegais, gangues e outros comportamentos criminais. Este tipo de atividade geralmente cruza estados e requer uma capacidade federal para combatê-lo.”
Esta não é a primeria vez que o congressista está na mira dos ativistas. O estado de Iowa virou um campo de batalha na luta para melhorar o bem estar de animais em fazendas. Durante seu mandando como legislador, Steve serviu em vários subcomitês agriculturais, e sempre se opôs a quase todas as propostas de melhorassem o bem estar dos animais.
Na ocasião do Furacão Katrina, Steve foi parte de uma minoria que votou contra o Ato para Evacuação e Transporte de Animais de Estimação, que previa que animais de estimação deveriam ser incluídos nos planejamentos de desastres. A ato foi aprovado.
Outros votos incluem oposição a legislações para proteção à vida selvagem (incluindo espécies em extinção); proibição de abate de cavalos; proibição do comércio internacional de primatas dentro do comércio ilegal de animais; permissão do Serviço de Vida Selvagem e Marinha dos Estados Unidos para proteger espécies em perigo ou designar habitats para espécies em situação crítica; fornecimento mais espaços para galinhas na indústria de ovo, e a lei que tornava lei federal transportar animais para rinha entre estados.
O comediante Stephen Colbert preferiu aproveitar a oportunidade e tirar sarro dos comentários sem fundamento do congressista, em um vídeo onde ironicamente “elogiou” o congressista “por se defender dos protetores de filhotinhos.” Assista aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão