terça-feira, 21 de agosto de 2012

Tutor de 48 cães recolhidos pela prefeitura de Belo Horizonte consegue animais de volta

 

Cães de Franklin Oliveira haviam sido tomados pelo CCZ, mas ele conseguiu ordem judicial para resgatá-los. Foto: R7
O homem que teve seus 48 cães recolhidos pela Prefeitura de Belo Horizonte após uma denúncia anônima de maus tratos, no início de agosto, conseguiu os animais de volta. Por meio de um mandado judicial, Franklin Oliveira está no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para retirar os bichos.
Segundo Oliveira, os cachorros irão para um hotelzinho e casas de voluntários até que ele consiga um novo imóvel. Militante dos animais há 31 anos, pediu ajuda para conseguir “um pátio ou galpão para dar continuidade ao trabalho”.
Pelo menos 39 cães devem voltar para o tutor na manhã desta terça-feira (21). Dois morreram no CCZ e seis tiveram resultado positivo de leishmaniose.
Franklin Oliveira é morador do bairro Jardim Pirineus, em BH, onde abrigava quase 50 cães. Os animais foram recolhidos após uma denúncia de que viviam em péssimas condições de higiene. No local, a Polícia Militar encontrou os animais em meio a fezes e urina.
Fonte: R7
Nota da Redação: Esse caso evidencia que em Belo Horizonte, assim como na grande maioria das cidades brasileiras, não existe qualquer política pública pelos animais domésticos. Pelo contrário, aqueles que se preocupam com os animais e vêm exercendo o papel que o Estado omite são penalizados. Assim como, obviamente, os animais, que são postos a mofar nos CCZs – dois dos cães que Franklin cuidava morreram lá e outros seis foram separados dele para sempre pela cruel política oficial de extermínio de cães com leishmaniose. Mobilizações precisam ser feitas para que sejam criadas essas políticas públicas que hoje fazem mais do que falta e situações como essa pela qual Franklin e seus cães passaram nunca mais voltem a acontecer.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão