sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Universidade americana “aluga” leão para entretenimento em evento

Duplamente explorado


Por Patrícia Tai (da Redação)

Foto: Global Animal
O leão Felix “pertence” à Eric Weld and Hollywood Animals, uma companhia em Santa Clarita, na Califórnia, que “aluga” (leia-se, “explora” ganhando dinheiro para que outros “explorem”) animais para filmes, televisão e eventos especiais. Eles possuem cinco tigres de Bengala, doze leões e leoas, ursos, elefantes africanos, macacos, cinco leopardos, hienas e outros.
Eric comprou Felix de um criador em Minnesota quando ele tinha três meses e o adestrou como a um cão, ensinando-o a usar roupas e trabalhar com outros animais e pessoas. Felix participou de alguns filmes como “Evan Almighty”, “We bought a Zoo” e um comercial para o Chase Bank, que ainda está sendo veiculado.
A LMU alugou o leão africano de 13 anos de idade para uma surpresa especial para estudantes presentes ao evento “Fist Convo 101 Lions”, patrocinado pela MANE Enternainment. O evento foi organizado pela ASLMU, associação de estudantes da LMU (Loyola Marymount University, em Los Angeles), sob coordenação de Alexandra Froehlich e aprovado pela Diretora Andrea Niemi.
Por que a Associação de estudantes achou que trazer um animal selvagem ao campus seria uma boa ideia, é difícil entender. Comparados a zoológicos e parques que expõem animais para entretenimento, uma instituição de ensino de alto padrão tem a capacidade de discernimento intelectual para tomar decisões corretas quando se trata de vida selvagem. Pagando para uma empresa que possui animais exóticos e os explora, a LMU é mais um agente a perpetuar a exploração animal e a desrespeitar o bem-estar de animais que deveriam estar vivendo livres na natureza.
Um aluno disse que Felix é um leão “de filmes e não de um zoológico, e está acostumado a esse tipo de coisa”. Contudo, não só Felix ficou sendo exibido para centenas de estudantes, mas ficou sujeito a temperaturas de mais de 30º durante o dia.
O diretor assistente de relações de comunicação e mídia na LMU, Peter M. Warren, disse que os alunos são responsáveis ​​pela produção de eventos relacionadas com a escola, a fim de ensinar-lhes a autonomia. Pouca supervisão fora da organização estudantil é necessária. De acordo com Warren, a ASLMU obteve uma autorização da prefeitura de Los Angeles. A polícia de Los Angeles foi alertada como medida de segurança, e oficiais de Segurança e autoridades da vida selvagem estavam no local.
Mas muitos estudantes ficaram incomodados com a situação. A estudante Sophia Pavlos comentou na página do Facebook da ASLMU que “Como uma instituição que promove justiça social, estou totalmente desapontada que a LMU tenha trazido um animal enjaulado ao campus para servir de exibição a centenas de alunos. Usar um leão como ferramenta promocional é crueldade animal limítrofe. Nós deveríamos nao só respeitar a dignidade das pessoas mas também de todas as criaturas senscientes”.
Tomara que o desapontamento expresso pelos estudantes pela decisão da ASLMU faça com que o evento não se repita nesta e em outras instituições, pois isso enfraquece a declaração de que elas existem para a promoção da elevação da justiça.
A ASLMU e a Presidência da Universidade não comentaram o assunto.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão