quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Vegetarianismo em Taiwan


"A conseqüência mais importante e de longo alcance de ser um vegetariano é o crescimento da nossa compaixão para com o animal e para o nosso mundo '

Lain-Juh, Patrick Shih é o fundador da primeira revista mensal on-line dedicada a defender o vegetarianismo no Taiwan e na comunidade chinesa. Ele tem sido um vegetariano há 19 anos. 
Nós perguntamos a ele sobre seus motivos pessoais para esta forma compassiva de vida e a situação veg em Taiwan em geral.

EVANA: Patrick, por que e quando você começou a VegTomato?
Patrick: Tanto a minha mulher, Vivienne e eu somos budistas, e aprendemos que, se alguém quer ser um budista real e melhorar a sua qualidade de meditação,  deve começar por ser vegetariano e para aprender a amar todos os seres abnegadamente e limpar o corpo. Começamos por ter comida vegetariana na parte da manhã, em seguida, transferiu-se gradualmente ao vegetarianismo completo em 1993.

Depois de ter sido vegetarianos por onze anos, estávamos pensando o que mais nós poderíamos fazer para beneficiar os outros. Finalmente, decidimos criar um site sem fins lucrativos e não-comercial dedicada a defender o vegetarianismo. Então, VegTomato foi  fundada em maio de 2004.

Você pode nos contar um pouco sobre este projeto?

Embora cada revista impressa constantemente projeta novas capas e layouts dentro, isso geralmente não é o caso de revistas on-line. Queríamos mudar isso. Na época, não sabíamos nada sobre a linguagem html e não havia blogs ou ajuda fácil ou outro para a criação de um website.

Então, minha esposa decidiu freqüentar aulas à noite e estudar todas as aplicações Web-page necessárias para que pudéssemos promover vegetarianismo e receitas, ofertas e informações sobre questões de saúde, medicina tradicional chinesa, quadrinhos, crescimento Zen e espiritual.

Parece que em Taiwan há poucas personalidades veganas. Apenas em outubro passado, o seu antigo vice-presidente Annette Lu convidou o público a adotar uma dieta vegetariana. Há outras autoridades e VIPs compartilhando esta atitude edificante?

Bem, outras autoridades e VIPs também adotaram o modo de vida vegetariano, ou seja, o presidente da Asus Computador Chong Tang-Shih, o apresentador de programa de TV Jia-Syun Sie, a atriz Man-Ning Si, o legislador Hongchi Lin, e muitos outros.

Existe o sistema de "segundas-feiras sem carne" ou algo semelhante, já foi lançado em Taiwan?

Sim, o sistema tem sido amplamente adotado aqui em Taiwan através de diferentes aspectos. Por exemplo, uma plataforma de segunda-feira sem carne foi criada em Setembro de 2009 por dois autores vegetarianos Su Xiao-huan e Hsu Jen-hsiu. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação em outubro de 2010 mostrou que 86% das escolas têm respondido a esta campanha.

Entre 3517 escolas, incluindo escolas secundárias, escolas secundárias e escolas primárias, 2318 escolas oferecem refeições vegetarianas semanais, 676 a cada dois ou quatro semanas, 46 escolas têm duas e três escolas de três refeições vegetarianas por semana. Alguns Jardins de Infância fornecem apenas comida vegetariana. Segundo o último relatório datado de 2011, 93% das escolas aderiram à campanha segunda-feira sem carne.

 A julgar pela impressionante variedade de Produtos vegetarianos em oferta em Taiwan deve haver grande interesse do público neste estilo de vida compassivo. Você tem informações sobre a porcentagem de vegetarianos?

Em 1997, um relatório de pesquisa "Nutrição e Pesquisa de Saúde em Taiwan" mostrou que um décimo dos cidadãos de Taiwan entre 19-44 anos são vegetarianos. A população de Taiwan é de cerca de 23 milhões.

Certamente vegetarianos que visitam Taiwan encontraram opções suficientes em restaurantes e hotéis. No entanto, há alguma coisa em especial que os turistas possam ver fora de Taiwan? Você tem alguma recomendação?

Além de restaurantes e hotéis que oferecem opções vegetarianas / veganas, você pode facilmente encontrar muitos restaurantes vegetarianos / vegan em todas as cidades. Embora os nomes sejam apenas em chinês, você ainda pode olhar para os restaurantes com os caracteres chineses (sushi vegetariano). Estes restaurantes são exclusivamente para servir comida vegan/vegetariana. Você pode querer verificar no Web site para obter mais informações sobre a alimentação vegetariana em Taiwan.
Apesar de uma quantidade recorde de carne ser consumida na China e a demanda continua a aumentar, parece haver um tímido, mas crescente interesse no vegetarianismo ao mesmo tempo. Você está familiarizado com a situação, e você está cooperando com as organizações vegetarianas ali?

Eu acredito que o interesse no vegetarianismo está crescendo rapidamente na China. O número de sites, blogs e grupos virtuais vegetarianas dedicados ao vegetarianismo tem aumentado muito nos últimos dez anos. Em grandes cidades como Pequim e Xangai também há restaurantes mais vegetarianos. Estima-se que três por cento da população é vegetariana, que é um começo muito promissor. Eu não sou membro de qualquer organização vegetariana na China, mas eu tenho muitos contatos e cooperação para poder saber o que está ocorrendo.

Você pode estar familiarizado com o Europeu V-label , que oferece grande ajuda na busca de adequadas produtos vegetarianos e evitar alimentos que contenham ingredientes de origem animal ocultos. Existe um tal sistema disponível em Taiwan, ou algo semelhante planejado?

Honestamente falando, não há algo oficial como o V-label em Taiwan para garantir que os produtos que você compra são vegetarianos e sem ingredientes de origem animal ocultos. Temos cadeias de lojas que vendem orgânicos apenas 'limpos', produtos vegetarianos, e o governo faz verificações no local para se certificar de que os produtos vegetarianos não contenham ingredientes indesejados. No entanto, seria muito útil introduzir este regime V-label aqui porque se iria fazer compras de forma muito mais fácil e mais seguras.

De todas as facetas benéficas de um modo de vida vegetariano, o que você classificaria como as mais importantes com as conseqüências mais amplas?

Acho que a conseqüência mais importante e de longo alcance de ser vegetariano não é benefício para a saúde ou a proteção do ambiente, mas o crescimento da nossa compaixão para com o animal e para o nosso planeta. Esta compaixão não é só para os outros, é para nós mesmos, mas também porque depois se alguém escolher viver e comer de forma saudável; vegetarianismo é o único caminho.

Você acha que o budismo facilita o caminho vegetariano?

Bem, nem todos os budistas são vegetarianos, mas Acho que esta forma compassiva de vida pode ser muito útil para aprender a resolver o nosso sofrimento e de alcançar a iluminação. Algo mais terra-a-terra.

Qual é seu prato preferido?

Uma pergunta difícil. Eu sou um gourmand e gosto de ter comida exótica. Depois de tentar tantos pratos diferentes, sou a favor das refeições indianas, tailandesas, japonesas e chinesas: Curry e chinesa para todas as estações, comida tailandesa no verão e caçarola quente no inverno, japonesa.

Qual é a situação jurídica sobre carne de cães e gatos em Taiwan?

É proibido vender carne de cão e gato em Taiwan pela Lei de Proteção Animal. Qualquer um que lidar com carne de cão ou gato será multado em 7.730 dólares dos EUA.

Todos os anos ouvimos a terrível notícia sobre o concurso "Deus Porco", que envolve suínos de engorda de tamanhos absurdos para depois sacrificá-los. Mesmo que esta crueldade contra animais seja amplamente condenada vai continuar. O que pode a comunidade internacional fazer para ajudar?

Diferente da questão da pasta de fígado de ganso, o concurso "Deus Porco" é uma espécie de tradição religiosa e é muito mais profunda do que apenas uma aberração culinária. É difícil convencer a geração mais velha para acabar com este costume, mas podemos educar os jovens para substituí-la por algo melhor. Precisamos de paciência.

Você tem uma mensagem para os leitores do site EVANA de todo o mundo?

O que torna os humanos diferentes dos outros é que podemos pensar. E essa é a chave para viver uma vida saudável e feliz. Então, pense antes de comer ou agir. Aproveite cada refeição que você come!

Patrick, obrigado por ter tomado seu tempo para responder nossas perguntas. Desejamos-lhe boa sorte, contínuo sucesso em seu trabalho e agradeço antecipadamente por manter atualizado sobre EVANA 'interessante V'de evolução em sua parte do mundo.

Deixe-me dizer que estamos muito honrados de ter uma boa conexão com EVANA, que nos permite oferecer notícias em Inglês para nossos visitantes. Nós estamos contentes de ter essa plataforma! (EVANA ORG) (Fotos: EVANA e Reprodução)

Com informação de 
jornalanimais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão