quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vira-lata escolhe buraco de terra para dar à luz 11 filhotes em Araraquara (SP)


Buraco de terra em terreno baldio serve de abrigo para filhotes em Araraquara, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)
Uma cadela vira-lata deu à luz 11 filhotes em um buraco de terra em Araraquara (SP). Por ser um animal de porte médio, o parto de 11 cães chama a atenção de veterinários. “Esse número é comum para um cão gigante. Um animal de porte médio tem até 8 filhotes”, afirma o médico veterinário Alessandro Galhardo.
Segundo ele, isso pode ser o resultado de vários cruzamentos. “Os filhotes podem ser de pais diferentes, já que ela lança vários óvulos”, explica. Os cães foram encontrados na terça-feira (7) por vizinhos do terreno baldio no Jardim Dummont, escolhido pela futura mãe como local ideal para o parto.
Segundo os moradores do bairro, os filhotes nasceram no final de semana. “Ela sempre andou por aqui revirando lixo e fazendo bagunça, e notamos que ela estava prenha”, comenta a dona de casa Charlene Caldeira. “No final de semana percebemos que ela tinha desaparecido e começamos a procurá-la, imaginando que tinha parido. Foi então que achamos os filhotes dentro do buraco”, conta a dona de casa.
pós encontrar os cães, Charlene e o marido começaram a cuidar da cadela e dos filhotes. “Compramos ração e damos água para ela poder amamentar”, diz.
Proteção à cria
Os ‘padrinhos’ da cadela tentaram retirar os cães do local e levá-los a um lugar protegido, mas a cadela é resistente. “Quando a gente chega perto, ela avança. Além disso, temos medo de tirá-los de lá quando ela não está e deixá-la perdida”, justifica a dona de casa, que organiza a doação dos filhotes. “Uma filhote malhadinha já é minha e outros estão sendo procurados por vizinhos e praticamente já têm destino”, diz.
De acordo com o veterinário, a resistência da cadela em permitir que pessoas cheguem próximo dos filhotes é comum. “É o instinto dela querendo proteger a cria”, explica Galhardo. “Foi também agindo instintivamente que escolheu um buraco para parir e dar proteção”. Entretanto, ele não vê risco em retirar os filhotes do local quando ela não está presente. “Ela não vai rejeitá-los, ela precisa amamentar, por isso vai procurá-los e reconhecê-los, independente do lugar”, garante.
Ainda segundo ele, o recomendado é que os filhotes deixem de ser amamentados com no mínimo 30 dias. “Quanto mais tempo com o leite materno, melhor para os filhotes, por isso a adoção só deve ser pensada daqui a um mês”, justifica.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão