quinta-feira, 9 de agosto de 2012

WSPA e o bem-estarismo


O objetivo da WSPA não é acabar com a matança de animais, é fazer com que eles sejam mortos de forma “menos cruel”.
Muitos de vocês certamente já receberam e-mails pedindo assinaturas para campanhas da WSPA. E estes e-mais são sempre bem feitos e os hotsites que colhem as assinaturas também. Recentemente um amigo me repassou um e-mail dessa entidade pedindo minha ajuda para acabar com a crueldade no abate de renas nos países nórdicos. O link é este. Analisei bem e mais uma vez decidi não assinar uma campanha da WSPA.
Essa entidade, com sede em Londres, faz grandes campanhas, tem apoio de famosos e comove até os onívoros mais durões com seus vídeos bem produzidos, mas é só ler os textos que eles propõem e navegar no site deles que você vai ver que eles chamam animais de alimento e que têm até fazenda-modelo, uma no Brasil e outra na China, onde ensinam como se deve tratar um animal com o intuito de matá-lo. Leia sobre a fazenda-modelo aqui.
Não é a toa que esta “fazenda-modelo” tem o apoio da FAI, que por sua vez tem o apoio do McDonalds. É muito mais lucro no bolso dos fazendeiros: animais mortos de forma humanitária dão às pessoas a falsa impressão de que estão comendo algo que não é cruel e anti-ético. No Brasil, a fazenda-modelo fica em Jaboticabal-SP e produz, além de carne de “boi-verde”, os “frangos-felizes” e orgânicos que a empresa Korin vende por aí e que muita gente compra e chega em casa com aquele bicho morto dentro de um saco gelado e mostra com orgulho para a família: “Olha, criado solto!”. Quanta felicidade…
Há algum tempo, quando eu não conhecia bem o objetivo da WSPA, recebi um e-mail pedindo minha assinatura para “acabar com a crueldade com os bois do Brasil” ou algo do tipo. Assinei. Lendo bem, depois, vi que eles propunham que os animais fossem mortos perto do lugar onde são criados e que não fossem transportados por longas distâncias antes de morrer porque este trajeto causaria stress no animal. Me arrependi muito de ter assinado mas desde então fiquei com o pé atrás  com a WSPA.
A perguntam fica no ar: É certo matar, seja com ou sem stress, com ou sem dor? 
O fato é que é desnecessário matar animais, portanto não se faz necessário todo esse trabalho da WSPA a não ser que tenha interesses financeiros ocultos. A organização ensina pecuaristas a ganhar mais dinheiro com a escravidão de animais e tem uma posição bem clara quanto a isso em suas páginas, como nesta. Não me espantaria descobrir que a maior parte dos recursos desta organização vem de exploradores de animais.
 Com:vista-se
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão