sábado, 29 de setembro de 2012

Animais de mais 2 cidades podem ter tido reação à vacina contra raiva


28/09/2012 14h48 - Atualizado em 28/09/2012 14h49

Animais de mais 2 cidades podem ter tido reação à vacina contra raiva

Além de Poços de Caldas, Varginha e Pouso Alegre também tiveram casos.
Cães e gatos vacinados contra a raiva apresentaram paralisia e cegueira.



foto/video
Cães e gatos de Varginha (MG) e Pouso Alegre (MG) também podem ter sofrido reações colaterais à vacina contra a raiva. Após uma reportagem da EPTV Sul de Minas na última quarta-feira (26) que mostrou que animais de Poços de Caldas (MG) apresentaram sintomas como cegueira e paralisia, pessoas de outras cidades da região também se manifestaram.
Em Poços de Caldas, foram 48 casos de problemas associados à vacina contra a raiva registrados em duas clínicas veterinárias, com duas mortes registradas. Entretanto, nenhum veterinário notificou as secretarias de Saúde que os cães tiveram problemas com a vacina. As suspeitas de Pouso Alegre e Varginha também não foram notificadas aos órgãos de saúde.
O delegado do Conselho Regional de Medicina, Marden Donizete,  diz que a notificação é recomendada, mas não é obrigatória. "Neste caso específico, não há a obrigatoriedade, mas seria de bom senso que eles notificassem para que haja uma apuração do que está acontecendo. Se é problema de vacina ou de procedimento, alguma coisa deve ser feita e o melhor seria que todo o profissional por consciência dele, notificasse", disse.
A campanha de vacinação contra a raiva em Varginha começou no dia 21 de julho e terminou no dia 12 de agosto. Já em Pouso Alegre, a campanha aconteceu durante o mês de julho.
O caso 
Desde que a vacinação começou em Poços de Caldas, no dia 27 de julho, veterinários registraram vários casos de animais que apresentaram as reações. Os animais tiveram sinais de paralisia nas patas traseiras ou cegueira. Também foram registrados casos de desinteria e vômitos. Pelo menos dois cachorros teriam morrido devido às reações.
A vacinação ainda continua na zona rural da cidade. Até agora, pelo menos 15 mil animais já foram imunizados contra a doença e outros 20 mil ainda devem ser vacinados segundo a Vigilância de Saúde, responsável pelo controle de zoonoses na cidade.
Esta não é a primeira vez que a vacina anti-rábica é alvo de polêmica. Em 2010, a vacinação chegou a ser suspensa em todo o país depois que vários animais apresentaram sequelas após a imunização.
Cães e gatos apresentam reações a vacina contra raiva no Sul de MG. (Foto: Reprodução EPTV / Marcelo Rodrigues)Cães e gatos apresentam reações à vacina contra a raiva. (Foto: Reprodução EPTV / Marcelo Rodrigues)
A Vigilância de Saúde da cidade alega que nenhum caso foi registrado oficialmente, já que os veterinários deveriam preencher um formulário informando sobre as reações. Por isso, segundo a Vigilância, a vacinação segue normalmente. Conforme a coordenadora do setor, Yula Merolla, se os casos forem registrados, as vacinas serão devolvidas para o Ministério da Saúde para análise.
"Nós estamos sabendo através de vocês da imprensa, já que o setor de veterinária não recebeu nenhuma notificação. Já comunicamos a todos os veterinários que eles devem nos notificar pra gente fazer essa busca. Eu preciso saber quais são esses animais, qual foi o lote da vacina, para fazermos um programa chamado "farmaco-vigilância". Precisamos identificar e encaminhar para o Ministério da Saúde. Em caso de problemas na vacina, a gente tem que suspendê-la. Então isso é um caso sério qu a gente tem que investigar", disse a coordenadora do setor.
fonte: g1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão