sábado, 1 de setembro de 2012

Animais silvestres sofrem caça ilegal em Petrópolis

RIO - Moradores da Avenida Barão do Rio Branco, principal ligação do Centro de Petrópolis com os demais distritos da cidade, denunciam que as capivaras que habitam as margens do Rio Piabanha estão sendo alvo de caçadores.
- Eles vêm à noite, atraem os filhotes e atiram nos adultos. Isso é crime. A capivara pode ser criada em cativeiro, e a carne pode ser comprada e consumida, mas matar o animal silvestre é ilegal - diz Ana Cristina Ribeiro, coordenadora de atividades da ONG AnimaVida, que, desde 2003, luta pela proteção e pelo bem-estar dos animais de toda a Região Serrana.
Ana Cristina procurou o escritório da Área de Proteção Ambiental de Petrópolis (APA), responsável por cuidar das margens dos rios da cidade, mas não obteve resposta. A equipe de reportagem do GLOBO-Serra também entrou em contato com o órgão, mas sem sucesso.
- Fiz uma denúncia ao Ministério Público Federal e eles têm de 15 a 20 dias para informar-nos se será aberto um inquérito ou não - afirma a coordenadora da ONG.
Apesar de já serem, em tese, protegidas pela lei federal, tramita na Câmara dos Vereadores de Petrópolis um projeto de lei que transformaria toda a margem do rio em área de proteção municipal.
- A fiscalização deve começar pelos restaurantes e açougues. Toda a carne vendida deve ser regularizada. As capivaras estão sumidas. Não sei se é por causa da caça ilegal ou se elas estão se escondendo. Ontem, vi dois exemplares adultos andando pela água. No mesmo lugar, estava acostumada a ver capivaras com seis, sete filhotes - lembra Ana Cristina .
Fonte: .noticias.yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão