sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Após massacre de 100 cães, manifestantes fazem vigília pelo fim do abuso de animais


Por Maiza Garcia (da Redação)
Foto sem data de cães de trenó da Outdoor Adventures Whistler, empresa de turismo que ordenou a morte de 100 cães quando as reservas turísticas caíram após os Jogos Olímpicos de Vancouver. (Claudia Kwan / Especial para Vancouver Sun)
Manifestantes a favor dos direitos animais se reuniram durante audiência em que foi ouvido o tutor de um pastor alemão encontrado abandonado no lixo, no Canadá.
Carregando cartazes que exigiam o fim ao abuso de animais, cerca de 50 pessoas marcharam do lado de fora do Vancouver Provincial Court enquanto a audiência de Brian Whitlock acontecia lá dentro.
Whitlock é acusado de assédio criminoso pela situação do pastor alemão Captain encontrado espancado e desidratado em uma lixeira em 18 de julho.
O cão foi resgatado, mas morreu pouco depois devido aos ferimentos.
O caso de Whitlock foi adiado até o próximo mês. Ele mandou um advogado em seu lugar.
A situação do cão enfureceu amantes desses animais, que mantiveram uma vigília alguns dias após a morte de Captain no consultório veterinário.
O cão de dois anos de idade tinha sido treinado como um cão policial, mas mostrou-se muito dócil para o trabalho.
Captain foi encontrado dentro da lixeira sofrendo de ferimentos múltiplos e desidratação. Ele morreu de parada cardíaca no consultório do veterinário.
Nicole Moffat prometeu que o grupo seria pacífico. Ela também disse que queria usar a mobilização para exigir justiça tanto para o cão quanto para outros animais vítimas de abuso. O grupo disse que a lei precisava ser alterada para ajudar a acabar com tragédias como essa.
“É absolutamente uma reunião pacífica”, disse ela.
O grupo ficou consternado com o fato de os responsáveis pela morte do cão ainda terem que ser acusados.
De acordo com as condições de fiança de Whitlock, o rapaz de 26 anos de idade deve permanecer a dois quarteirões de distância da casa de uma mulher citada no tribunal e de sua parente. Ele está impedido de ter contato com qualquer pessoa.
A ONG BC SPCA (British Columbia Society for the Prevention of Cruelty to Animals) recomendou acusações criminais contra Whitlock por causar dor ou sofrimento desnecessários a um animal.
Haverá uma pena máxima de cinco anos de prisão e uma proibição permanente de tutelar animais se ele for condenado.
Alguns dos manifestantes disseram que também iriam estar presentes no julgamento do homem acusado do massacre de cães de trenó em Whistler.
“O abate desses cães foi terrível”, disse Ingrid Katzberg.
“Estamos aqui para dar um basta, não podemos continuar ouvindo sobre todos esses casos de abuso de animais”.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão