sexta-feira, 28 de setembro de 2012

BIC, líder mundial em canetas e em isqueiros de bolso, testa em animais

Difícil de imaginar, mas há crueldade atrás desta simples caneta
A multinacional de origem francesa BIC começou suas atividades em 1950 e é hoje líder mundial em materiais de papelaria – especialmente com a famosa caneta azul -, isqueiros de bolso e barbeadores. A marca está presente em todos os continentes e cerca de 500 produtos BIC são vendidos por segundo em mais de 3 milhões de pontos de venda em 160 países. No Brasil, a empresa chegou em 1956 e hoje fabrica aqui 98% dos produtos vendidos na América Latina. São mais de 1 bilhão de produtos manufaturados em manaus-AM. Os números e o sucesso da empresa impressionam, mas há uma mancha nesta trajetória.
Não é de hoje que a BIC figura entre as empresas que testam em animais na lista mais famosa do mundo do gênero, a da PETA, ONG norte-americana. É complicado imaginar como pode haver crueldade na fabricação de uma caneta ou de um isqueiro, mas há. Neste seguimento, os testes em animais são usados para averiguação da toxidade da tinta utilizada na carga da caneta ou do plástico usado nos isqueiros, por exemplo.
Em outras palavras, a BIC contrata laboratórios especializados ao redor do mundo para que torturem  milhares de animais para ter alguns papéis dizendo que seus produtos são seguros para seres humanos. Quase sempre estes testes são falhos e sempre são cruéis. Testes em animais são uma indústria lucrativa para a qual a sociedade precisa dizer “não!”.
A empresa diz que está trabalhando há 15 anos para eliminar os testes em animais
Segundo a política mundial de conduta da empresa, que é apresentada a cada fabricante ou fornecedor contratado pela marca (leia aqui | PDF), desde 1997 é exigido o máximo de empenho para que os testes de segurança dos produtos sejam feitos com métodos alternativos. Porém, até hoje, 15 anos depois, a empresa não conseguiu eliminar os testes de seu currículo.
Descubra empresas que testam em animais e fuja delas: www.vista-se.com.br/testes
Fonte: vista-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão