quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cachorra abandonada por paralisia nos EUA ganha cadeira de rodas

Por Patricia Tai (da Redação)

Hope, a pitbull cadeirante que espera um lar. Foto: Morieka Johnson/MNN
Quando se trabalha em uma clínica veterinária, em algum momento qualquer pessoa acaba se apaixonando por um paciente. No caso da assistente de veterinária Christina Simpson, ela se apaixonou por uma paciente que foi abandonada na clínica. As informações são da Mother Nature Network.
O tutor da cachorra Oreo rejeitou-a pois ela não podia mais mover as pernas traseiras. Após ouvir sobre Oreo, Christina se ofereceu a tentar terapia a laser. O procedimento promove a cura a nível celular, pelo aumento de fluxo sanguíneo, e diminui a inflamação na área afetada, tendo sido usado com sucesso por colegas de Christina no Hospital Veterinário Eagle´s Landing, em Georgia. Christina estava tão certa de que a terapia iria funcionar que assumiu a tutela temporária pela cachorra recém-abandonada para que fizesse o tratamento, e deu a ela o nome “Hope”, que significa “Esperança” em inglês.
“Eu quis tentar fazer com que ela voltasse a andar com a ajuda do Laser”, diz ela. “Estava esperançosa, mas logo ficou claro que o problema dela era mais grave e ela não iria mais andar novamente”.
Nesse momento, ela já amava Hope. Mas morando com uma colega e com a casa já cheia de animais, Christina não tinha espaço para mais uma. Então ela decidiu por um plano “B”: fazer uma cadeira de rodas de modo que a cachorra pudesse se locomover e conseguir um lar permanente.
Sem recurso para comprar uma cadeira, Christina foi pesquisar na Internet e com amigos sobre como poderia fazer uma.
O amigo Clay Gaddy, cuja esposa trabalha com Christina, baixou instruções de um site para transformar um tubo de PVC, pedaços de espuma e um par de rodas de cortador de grama na cadeira para Hope. O Hospital Veterinário Eagle’s Landing pagou os suprimentos e, algumas horas mais tarde, Gaddy estava colocando Hope em sua nova cadeira de rodas. O primeiro passeio foi um pouco irregular e precisou de uns pequenos ajustes, mas logo Hope já estava se movimentando animadamente na cadeira, em busca de um brinquedo de pelúcia.
Felizmente para Hope e outros cães deficientes, hoje há mais facilidade para as
pessoas obterem informações sobre como cuidar de animais com necessidades especiais. Um exemplo é o site HandicappedPets.com , no qual tutores partilham experiências, trocam anúncios de equipamentos e oferecem palavras de encorajamento. Os clientes apresentam regularmente vídeos de seus cães prosperando, e a página do site no Facebook tem mais de 48 mil membros. Ela foi criada em 2000 por Mark Robinson, que vendeu produtos para animais de estimação e cadeiras de rodas por muitos anos.
“As pessoas que cuidavam de animais deficientes estavam se sentindo sozinhas e perdidas”, disse Robinson. “Amigos e vizinhos costumavam sugerir que o tutor sacrificasse o animal, mas estas pessoas sabiam que seus animais estavam vivos, felizes e com vontade de viver – eles só não conseguiam andar. E os tutores algumas vezes não tinham onde ir para buscar suporte”.
O feedback da comunidade levou Robinson a criar a cadeira ajustável Walkin Wheels, que está disponível em vinte e dois países incluindo Austrália, França e – em breve – Irã. Uma versão pequena da cadeira, que acomoda cães que pesam menos que 9 kg, custa entre 249 e 325 dólares, enquanto a versão padrão atende a cães mais pesados, com preços entre 399 e 529 dólares. Quando soube a história de Hope, a HandicappedPets.com ofereceu a Christina um equipamento acoplável que ajuda Hope a se mover na direção correta.
Agora, Hope espera por um lar definitivo. O Hospital Veterinário tem sido um lar temporário até que Christina consiga o tutor certo, alguém que possa cuidar de um animal com necessidades especiais. Enquanto isso, Hope está se adaptando à sua nova cadeira. “Ninguém pode com ela”, disse Christina. “A parte superior do seu corpo é toda musculosa e ela está se dando muito bem”.
O vídeo abaixo foi feito como uma iniciativa para que ela seja adotada logo:
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão