sábado, 15 de setembro de 2012

Cachorra cega pinta quadros para ajudar animais necessitados


Por Patricia Tai (da Redação)
Hallie empenhada no trabalho que gosta de fazer, fazendo sua próxima obra-prima. Foto: Komo-TV

Uma pintora de Seattle ficou emocionada quando a cachorra sob sua tutela, que é cega, superou o seu problema e encontrou uma oportunidade de criar arte para ajudar animais necessitados. As informações são da Global Animal.
DeeDee Murray, que fez a sua carreira como pintora retratando cavalos, cães e vida selvagem, entristeceu-se quando soube que a cachorra Hallie, da raça Dachshund, tinha ficado cega subitamente devido à síndrome degenerativa chamada SARDS ( Acquired Retinal Degeneration Syndrome ), uma doença autoimune que ataca a retina.
“Foi realmente rápido – da noite para o dia”, ela disse à agência KOMO, filiada da ABC New. “Provavelmente aconteceu entre dois a três dias. Ela estava enxergando bem e de repente começou a dar trombadas nas paredes”.
Murray tinha ensinado Hallie a pintar antes dela perder a visão. Ela disse que poucos dias depois que ela começou a ensiná-la, Hallie já pegou o pincel sozinha.
“Ela não queria parar. Se eu tirasse o pincel dela e dissesse que já estava bom e que era hora de parar, ela rapidamente pegava o pincel de novo e recomeçava a pintar”, Murray escreveu em seu site.
Murray diz ter ficado perturbada quando percebeu a falta de visão de Hallie, e fez grandes esforços para ajudá-la. Ela escreveu em seu site Hallieart.com que ela foi até o Dr. Sansini Grodanic, um conhecido especialista da Universidade de Iowa que já auxiliou a muitos cães na recuperação da visão, esperando que ele pudesse ajudar Hallie.
Infelizmente, as retinas de Hallie haviam se deslocado em muitos locais, e o veterinário não pode fazer nada.
Quando as duas voltaram para casa, Hallie ficou triste por muitas semanas. Mas seu ânimo voltou, escreveu Murray, apesar da cegueira. Ela diz que a cachorra passou a utilizar mais o olfato, e recomeçou a pintar.
“É incrível”, diz Murray. “Ela não pode ver o papel, mas é como se ela o percebesse ali, ela se posiciona do modo correto”.
Elas estão usando a arte de Hallie – cada peça é assinada com um carimbo que imita a sua pata – para ajudar outros animais. Criações da cachorra são publicadas por Murray em um site, e todo o dinheiro obtido com as vendas é destinado à ONG Purple Heart Rescue, que resgata animais abandonados.
Hallie também estará participando de um evento de artes chamado Puyallup Fair, no oeste de Washington.
“Ela me mostrou que é possível superar obstáculos e aproveitar a vida”, diz a tutora. “Ela está aqui para me ensinar muitas coisas. Tem sido uma cachorra feliz. É um exemplo”.
O caso de Hallie é mais uma demonstração de que as deficiências físicas dos animais não os impedem de viver uma vida feliz, se apoiados e amados por seus tutores.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão