terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cães jovens, adultos e idosos: como saber a idade?

Alguns cuidados favorecem o animal doméstico com acréscimos nos anos de vida. Segundo a veterinária Grasiele Ehrhardt, vacinar e desverminar os animais é fundamental para a qualidade de vida dos bichinhos.
Um animal jovem de seis meses representa 10 anos na idade do homem, 12 meses – 15 anos, 16 meses – 18 anos, 2 anos – 24 anos, essa escala corresponde a cachorros jovens.
A partir dos 24 anos do animal a escala varia de acordo com o tamanho dele, mas muda pouca coisa. Os cães de porte grande envelhecem mais rápido que um de porte pequeno. Exemplo: um cão de tamanho grande de 14 anos equivale na idade do homem a 104 anos, e um pequeno de 14 anos equivale a 84 anos.
Hoje a qualidade de vida dos animais tem aumentado, pois eles estão sendo bem cuidados, são tratados como uma pessoa e estão vivendo mais”, ressalta a veterinária.
O cão é considerado adulto acima dos 3 anos – 28 anos. Idoso acima dos 10 anos – 100 anos. Mas isso depende ainda do estado físico do cão, se possui alguma deficiência, ou doença, ele fica mais propício a envelhecer rápido.
Os que não tem uma raça definida vivem mais”, conta Grasiele.
Cuidados com os cães mais velhos

Talita adora cachorros e tem dois pinsher. (Foto: arquivo pessoal)
De acordo com a veterinária, o animal que já tem oito anos é recomendado fazer um check-up, exame de sangue, e verificar todo o estado de saúde do animal. Qualquer alteração como tosse, deve se ficar atento.
Mesmo na velhice os animais precisam ser vacinados. “Os animais com seis anos já começam a criar tártaro na boca””, comenta a médica.
Talita Colombo Corneo adora cães, e se emociona em falar das mortes deles. Ela já perdeu duas cachorras em idades avançadas. “A Sindy morreu com 16 anos, uma poodle, e meu primeiro cachorro Bumer morreu com 13 anos”, conta. Hoje ela tem duas pinscher e trata como se fossem suas filhas.
A estudante Sabrina Lima perdeu sua cadela Keith, de 14 anos, no dia oito de julho de 2012, uma data marcante em que chorou muito. “Minha mãe até levou flores para Keith, que foi enterrada na frente de casa”.
Fonte: Portal Satc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão