segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cinco cães domésticos são envenenados no Taquaral, em Campinas (SP)

Cinco cães foram envenenados nas últimas semanas no bairro Taquaral, em Campinas. A última vítima foi um cachorro da raça Poodle, de 17 anos, que foi envenenado com uma substância rosada e granulada inserida dentro de uma salsicha que foi jogada no quintal onde o cão estava.
A tutora do animal, a supervisora educacional e que presta serviços voluntários de proteção aos animais, Ângela Abdala Campos Fetter percebeu que seu cachorro, chamado Fred, estava vomitando e encontrou os restos da salsicha. Ângela levou o cão para o Hospital Veterinário Verlêngia onde foi internado e recebe tratamento para limpeza do veneno de seu organismo.
Ângela afirmou que existe uma suspeita que um morador da região está envenenando os animais, o seu cachorro foi a quinta vítima de envenenamento pela mesma substância só neste mês. ‘É uma judiação fazer isso com um animal indefeso. Meu cachorro estava dentro da minha casa e foi envenenado, mas vou procurar a polícia e denunciar o caso ao Conselho Municipal dos Animais, isso não pode ficar assim impune’ disse.
Como seu cão tem 17 anos, Ângela se disse preocupada por sua recuperação e evita pensar no óbito do cachorro. ‘O Fred tem 17 anos de idade, é um cachorro velhinho e a recuperação é mais difícil. Rezo para que ele se recupere e volte para a família o quanto antes’.
Denúncia
A denúncia de maus-tratos contra animais pode ser feita na Delegacia de Proteção ao Animal pelo número 3254-2633 ou através do Disque-Denúncia 3236- 3040.
Maltratar animais é crime previsto na Lei 9.605/98 e tipifica que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos prevê a pena de multa ou detenção de três meses a um ano. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo,como envenenamento, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal.
Fonte: RAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão