sábado, 29 de setembro de 2012

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS; ATIVISTAS SE PREPARAM PARA AS COMEMORAÇÕES

Por: Leonardo Bezerra
O dia mundial dos animais, 04 de outubro, começa a agitar as ONGs, organizações e pessoas de todo o mundo para as comemorações de 2011. A cada ano que passa, os animais conseguem mais adeptos, pessoas que se preocupam por seu bem estar e por suas vidas. Hoje, não são apenas pessoas comuns que lutam pela causa animal; políticos, artistas, cientistas e todo tipo de personalidades estão cada vez mais envolvidos na luta pelos direitos dos animais.

Parece que finalmente a humanidade começa a trilhar o caminho do bem, percebendo a importância pacífica que deve existir entre os humanos e todo o resto da criação. Infelizmente ainda há uma classe de pessoas que vivem mais pelo estômago e não pelo cérebro, são os industriais dos diversos ramos da exploração animal, desde circos, rodeios, zoológicos e todo tipo de diversão as custa dos animais, até a indústria da crueldade, como a matança para a indústria da alimentação, a indústria das peles, os testes com animais e muitas outras que tornam a vida desses nossos irmãos um inferno.

Para incentivar as novas gerações para uma visão diferente e justa sobre os animais, a cada ano é comemorado no dia 04 de outubro, o dia mundial dos animais. Uma série de atividades; desde palestras, até passeatas, marcam esse dia muito especial para todos os ativistas.

O Dia Mundial dos Animais surgiu em 1931 em Florença, Itália. A idéia inicial criada por ecologistas era a preocupação com os animais em extinção. O dia não podia ser outro senão o 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, patrono dos animais e mais recentemente também patrono da ecologia, isto porque em todos os tempos foi o santo que mais entendeu toda a criação de Deus, desde as criaturas inanimadas até os animais mais perfeitos e belos. Com o passar do tempo, com o aprofundamento do estudo da ética e de várias ciências ligadas à natureza, a idéia de certa forma romântica do início, ganhou peso e base científica chegando no momento a ser encarada como uma questão de sobrevivência da humanidade. Não é mais possível desvincular a destruição do planeta ao uso da indústria de exploração animal.

O lado trágico dos animais é promovido pelo homem e o lado bom do homem é promovido pelos animais que só lhes dão alegria e satisfação. Quantas pessoas idosas tem num animal sua única companhia e conforto, quantas crianças tem no animal um estímulo para o carinho e o bom caráter. Quantos já foram salvos por animais em desabamentos e catástrofes das mais diversas, quantos são os animais de guarda e de companhia, enfim, o bem que os animais proporcionam é imenso ao mesmo tempo em que o mal promovido pelos homens aos animais parece ser ainda maior. A indústria da morte animal, verdadeiro holocausto legalizado aonde milhões vão diariamente ao matadouro unicamente porque são vistos como geradores de riquezas e não como vidas que sentem o mesmo que os humanos.

O dia mundial dos animais, não pertence a alguém ou organização, é para toda a humanidade. Mas para organizar melhor os eventos, dando dicas de como fazê-los e incentivando a todas as pessoas e organizações que lutam em defesa dos animais, surgiu no Reino Unido em 04 de outubro de 2003, o site do Dia Mundial Animal, que vem incentivando e ajudando os eventos de todo o mundo a se organizarem. Desde então o site World Animal Day, só tem crescido em número de apoiadores e participantes que encontram lá, inspiração e ótimos materiais para a preparação das comemorações do dia Mundial dos Animais.



Participação do Jornal Defesa dos Animais

O Jornal Defesa dos Animais, que em outros anos participou desse dia, com artigos especiais, este ano vai fazer algo diferente. Estaremos aqui divulgando as opiniões de nossos leitores sobre o que pensam sobre os animais.

Também estaremos divulgando fotos e tudo o mais que recebermos dos leitores para o Dia Mundial dos Animais.

Como será a participação do leitor:

Escreva para nosso e-mail respondendo a seguinte pergunta:

Qual a importância dos animais em sua vida?

Se desejar, junto com sua resposta pode enviar também foto sua, de seus animais, de eventos, etc. tudo será bem vindo e publicado. Essa será a sua maneira de mostrar ao mundo que você ama os animais e se preocupa por eles. Participe.

Comemorações na Rádio Defesa dos Animais.

No dia 04 de outubro, a RDA apresentará um programa especial sobre o dia dos animais, com entrevistas, depoimentos de nossos leitores e tudo mais que recebermos de nossos leitores e ouvintes.

Estamos fazendo a mesma pergunta também através de outros meios como o grupo da Rede Bichos, Facebook, etc.

Fotos do Dia Mundial dos Animais de 2010 de diversas partes do mundo enviadas ao site World Animal Day









fonte:jornalanimais.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão