sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Em São Luís, crescimento da cidade ameaça animais silvestres

A coexistência pacífica entre homens e animais é um assunto sempre muito debatido nos centros urbanos do país. Algumas vezes ela não é simples, outras, porém, acontece de forma natural, com o ser humano agindo para a preservação das demais espécies. Foi o que aconteceu no flagrante registrado pela jornalista Dalva Rêgo.
No bairro Renascença II, uma iguana, no Maranhão popularmente e muitas vezes confundida com camaleões, deixou o local onde aparentemente habitava e tentou atravessar a rua, quando foi surpreendida por veículos que trafegavam no local.
Iguana por pouco não foi atropelada por veículos (Foto: Dalva Rego)Iguana por pouco não foi atropelada por veículos no bairro Renascença II (Foto: Dalva Rego)
Uma dos motoristas parou seu veículo e tratou de tirar o animal do local, evitando que fosse atropelado (veja a sequência de fotos).
Um dos motoristas desceu de seu carro e afastou o animal (Foto: Dalva Rego)Um dos motoristas desceu de seu carro e afastou o animal (Foto: Dalva Rego)
Para o biólogo Antônio Augusto Rodrigues, algumas espécies, como aves, se adaptam perfeitamente ao meio urbano. Outras, porém, precisam de espaços específicos para isso. “O ciclo normal da maioria dos animais eles ficam em um habitat onde podem encontrar alimentos, se reproduzir e buscar proteção. Quando não encontram isso, eles buscam novos locais e pode ser esse o caso que aconteceu no Renascença. O importante é que haja nichos, mesmo nas grandes cidades, para que as espécies possam ter seu ciclo de vida normal”, explicou.
Animal retornou ao local onde aparentemente habita (Foto: Dalva Rego)Animal retornou ao local onde aparentemente habita (Foto: Dalva Rego)
  fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão