sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Gatos sofrem com falta de sangue em banco de transfusão

Por Ellen Anderson
Tradução: Bethania Maggi Balielo (da Redação – Suécia)

Na foto, o gatinho Charlie doando sangue pela quinta vez (Foto: Adam Ihse, Scanpix)
Charlie desliza suavemente para fora da sua caixa de transporte. Com seus grandes olhos azuis ele observa o local ao seu redor, que já lhe é familiar. É a quinta vez que ele vem ao hospital veterinário para doar sangue. “Contamos com os tutores dos animais e doadores”, diz Bert-Jan Reezigt, gerente da unidade de cuidados intensivos da clínica Estrela Azul, em Gotemburgo, na Suécia. As informações são do site Dagens Nyhter.
A clínica possui um dos poucos bancos de sangue animal da Suécia, com mais de 60 cães inscritos como doadores. Contudo, apenas cerca de uma dúzia de gatos estão inscritos, o que leva à escassez de sangue eventualmente.
- Talvez não sejam tantas as pessoas que saibam que os gatos podem doar sangue, diz a enfermeira Ellen Lundquister, acariciando o doador Charlie, de quatro anos de idade, da raça ragdoll.
Charlie toma algumas gotinhas para dormir. O procedimento leva alguns minutos. A bolsa é preenchida com cerca de 50 ml de sangue. Uma vez sedado, o gato não sente nada, diz a enfermeira.
A visita ao banco de sangue leva cerca de 40 minutos. Charlie acorda lentamente e a bolsa de sangue é recolhida. Uma bolsa que será bem utilizada, quando outros amigos de quatro patas precisarem de ajuda depois de comerem veneno ou sofrerem algum acidente.
fonte:  anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão