quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Incidentes no fim de semana matam 33 baleias-piloto

EUA e Escócia
Dois incidentes com baleias-piloto provocaram a morte de 33 destes animais. Depois de 17 terem morrido na Florida (EUA), no sábado, um outro grupo encalhou numa praia de Fife (Escócia), com 16 das baleias a não conseguirem voltar ao mar e a morrerem na praia.
Sábado e domingo, um total de 33 baleias-piloto encalhou em dois locais diferentes, um no oceano Pacífico (Flórida, EUA), outro no Atlântico (Fife, Escócia).
O primeiro incidente ocorreu no sábado, com um grupo de 22 animais encalhados na costa em Fort Pierce, no estado norte-americano da Flórida. Só cinco conseguiram se salvar, tendo sido encaminhadas para um instituto oceanográfico, onde irão cumprir um programa de recuperação. As restantes 17 morreram na praia.
No dia seguinte, um outro grupo de baleias-piloto encalhou na costa escocesa, junto a Fife. Do total de 26 animais morreram 16, quatro dos quais eram ainda crias. Com a ajuda de humanos durante a maré cheia, as restantes dez baleias conseguiram voltar para o mar.
As autoridades escocesas estão ainda vigiando um segundo grupo, com 24 elementos, avistado junto aos baixios de Cellardyke, a cerca de cinco quilômetros de Fife. Os especialistas aguardam que os dois grupos se unam para se orientarem em conjunto, tanto mais que o stress de Fife pode perturbar o sentido de orientação das baleias-piloto.
Fonte: PT Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão