sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Marcha pelos animais será realizada no sábado, na Praça da República, em SP

Por Fátima Chuecco (da Redação)
Um evento de todos para todos e em clima de esperança. Assim a II Marcha pelos Animais, que acontece no próximo sábado, é descrita por seus organizadores. São protetores individuais, de ONGs e simpatizantes da causa que idealizaram desde o ano passado uma manifestação pacífica e neutra, sem carregar a bandeira de um grupo específico. Todos que amam e respeitam os animais podem participar.
A concentração é no Coreto da Praça da República às 9h com saída às 10h. De lá a marcha segue pela Rua Sete de Abril até o Viaduto do Chá fazendo uma parada na Igreja de São Francisco de Assis (Largo São Francisco, 133). O retorno para a Praça da República segue o mesmo trajeto e a estimativa é de que o evento termine por volta das 13h30. O evento acontecerá mesmo com chuva.
A organização pede para os participantes colaborarem com cartazes, camisetas e banners mas, preferivelmente, com imagens e mensagens positivas e cativantes. Não se trata de um protesto e sim de uma caminhada pacífica e num clima mais alegre e descontraído. Uma espécie de Parada Animal como já ocorre com a Parada Gay. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre assuntos relacionados aos animais domésticos, domesticados, exóticos e silvestres.
Quem quiser participar com seu cachorrinho deve ir direto para a Igreja e evitar conduzí-lo durante a marcha, pois, no ano passado, houve problemas com cães que brigaram ou ficaram muito cansados e estressados no trajeto. Mas na Igreja de São Francisco são bem-vindos e, assim, já podem dar a largada para as festividades do Dia dos Animais em outubro.
Situação no Brasil
Segundo a Embrapa, o Brasil é o primeiro país em exportação mundial de carne de frango (3,8 milhões de toneladas) e suína (2,9 milhões de toneladas), o que leva ao confinamento dos animais em péssimas condições sanitárias, de manuseio e transporte até o momento do abate. É um dos países do mundo que mais exporta animais silvestres ilegalmente. Um negócio que movimenta mais de hum bilhão de dólares e comercializa cerca de 12 milhões de animais anualmente.
Animais de laboratório, usados em trabalho pesado, rodeios, farras do boi, vaquejadas, rinhas e outras atividades cruéis continuam fora das estatísticas, mas segundo os organizadores do evento cresce vertiginosamente a conscientização da sociedade brasileira em relação às atitudes positivas em favor dos animais.
“Estamos na estrada para o despertar de um novo paradigma, de perceber e sentir que todas as criaturas vivas merecem respeito e compaixão. Um movimento que vem contando com o apoio de setores do mundo acadêmico, artístico e cultural. O tema já faz parte de debates jurídicos, filosóficos e éticos. Está nascendo um novo olhar para as formas de agir e pensar perante os animais. Movidos por esta esperança, os participantes da II Marcha pelos Animais sairá às ruas para comemorar os avanços conquistados e fazer valer cada vez mais os direitos dos animais” – é o propósito dos organizadores.
Foto: Divulgação
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão